Você tem um escritório de arquitetura ou sonha em abrir um? Se a sua resposta foi SIM, você precisa estudar o mínimo sobre gestão para arquitetos. E mesmo que você não tenha vontade de abrir um escritório e queira apenas seguir sua vida trabalhando como um arquiteto autônomo, você também precisa aprender essas dicas.
O desafio de maior parte dos arquitetos do mercado passa pela gestão. Pra você ter ideia, a falta de gestão é responsável por cerca de 25% dos fechamentos de empresas no Brasil.
Pensando nisso, hoje, eu decidi fazer um artigo rápido, mas muito completo, com 7 dicas de gestão pra arquitetos que vão salvar a sua carreira e lhe ajudar a ir muito mais longe nessa jornada pelo mundo da arquitetura.
1 – Calcule todos os seus gastos
Muitos arquitetos estão errando neste processo. Os custos do seu serviço e do seu estilo de vida precisam estar calculados na risca. Você precisa ter calculado quais são os seus custos pra garantir que seu dinheiro não esteja saindo pelos ralos e, principalmente, que não está gastando mais do que você é capaz de ganhar no momento.
2 – Tenha estratégia de negócios
Não importa o seu tamanho, o seu serviço de arquiteto é uma empresa. Mesmo que você trabalhe sozinho e não tenha equipe, mesmo que você trabalhe de dentro do seu quarto, você precisa ter uma estratégia de negócios. Lide com a sua carreira de arquiteto como uma empresa.
3 – Esteja perto da sua equipe
Se você tem uma equipe, você precisa acompanhar o trabalho de perto. Isso faz parte da gestão do arquiteto. Você não precisa estar em cima de cada um dos seus colaboradores o tempo todo, mas se fazer presente e mostrar que você está disponível para ajudar, resolver problemas e trazer suporte para todos que trabalham com você.
4 – Nunca pare de estudar
Eu sei que pode não parecer, mas essa é uma parte muito importante da gestão. O erro de muitos arquitetos está em parar de estudar. Eles seguem estudando arquitetura pro resto da vida, mas se esquecem da necessidade de estudar gestão, vendas, marketing e tudo que está por trás do trabalho de um arquiteto.
5 – Estabeleça processos de serviço
Você só é capaz de avaliar aquilo que você é capaz de medir. Essa á importância da criação de processos na gestão de arquitetura. Você estabelece processos pra que pequenas tarefas sejam realizadas, mensura cada etapa desses processos e avalia os resultados.
6 – Fique de olho na concorrência
Estudar sua concorrência é um processo importante da gestão. Você precisa olhar para a sua concorrência de uma maneira estratégica e entender como eles estão colocados no mercado e como o seu negócio se relaciona com eles.
7 – Saiba precificar o seu negócio
A precificação do seu serviço precisa acontecer de maneira estratégica. Não basta seguir tabelas de referência ou cobrar por metro quadrado. Você precisa entender como o preço deve ser estruturado dentro do seu negócio.