Muito se fala sobre engajamento nas redes sociais, mas engajar é muito mais do que conquistar curtidas, comentários e compartilhamentos. O engajamento está mais ligado ao envolvimento dos clientes e seguidores com a sua marca.
Uma comunidade bem engajada e que conversa com seu trabalho é um dos principais caminhos pra você aumentar suas vendas. Afinal, o engajamento não sai das redes sociais pra vida real. O caminho é justamente o contrário. Ele sai da vida real para as redes sociais.
Por isso é importante que você leve o engajamento do seu público pra muito além de interações no Instagram, Facebook, Youtube, Twitter ou qualquer outro espaço digital que você esteja. Nesse artigo, eu quero lhe mostrar como você pode engajar em diferentes níveis e ter resultados incríveis.
Mas, sem enrolação, vamos direto ao que importa?
Vamos às dicas pra construir seu engajamento?
#1 Conheça bem o público com quem quer engajar
Se você consome algum tipo de conteúdo sobre marketing, pode ser que essa dica pareça um pouco repetitiva. Mas, acredite em mim, esse é o primeiro passo de qualquer estratégia bem sucedida.
Pra engajar, você precisa entender pelo que seu público nas redes sociais e os seus clientes se interessam. Não basta encher seu perfil no Instagram de postagens engraçadinhas. Você precisa fazer aquilo que conversa com as pessoas que te seguem, nas redes sociais ou fora delas.
Um jeito interessante de fazer isso é conversando com os seus clientes. Sabe aqueles que são mais chegados? Chame eles pra conversar e tente entender o que fez com que eles se identificassem com o seu trabalho.
#2 Mostre mais da sua rotina de trabalho nas redes sociais
Essa é uma dica simples, mas que funciona pra quase todo mundo. Basicamente tudo que você faz no seu dia a dia de trabalho pode ser um conteúdo relevante pro seu cliente. Até mesmo aquela pausa que você dá pra tomar um cafézinho.
O público se interessa por ver os bastidores daquilo que consome. Mais do que comprar seu serviço, ele quer ver como é feito. Isso gera um engajamento de qualidade.
#3 Peça para sua equipe e colaboradores produzirem
Uma dica simples e rápida: se você tem uma equipe ou uma rede de parceiros, peça para que eles produzam conteúdo pras suas redes sociais.
Uma empresa que faz isso muito bem é o Magazine Luiza. Cada loja pode ter o seu próprio perfil nas redes sociais e os funcionários são livres pra criar novas ideias de conteúdo. Os vendedores, que são comissionados, se engajam com a rede na busca de aumentar seus ganhos e a marca ainda consegue aumentar a relação de seus funcionários com os clientes.
#4 Use conteúdo feito pelos seus clientes nas redes sociais
O caminho contrário também é uma alternativa que traz muito resultado. Pedir para que os seus clientes criem conteúdo sobre a sua marca. Sabe quando você vai num restaurante e só pode acessar a rede wi-fi se fizer check-in? É mais ou menos isso, mas feito de um jeito mais interessante.
A ideia de usar seus clientes como produtores de conteúdo é fazer com que eles façam vídeos, fotos e publicações relacionados à marca. Um exemplo interessante é quando você vai em restaurantes, barbearias, sorveterias etc. que têm ambientes instagramáveis e, no cardápio, um pedido pra marcar o local nas fotos.
Esses espaços podem usar essas fotos pra alimentar suas próprias redes sociais. Apesar de planejado, o engajamento surge de um jeito mais orgânico.
#5 Seja presente em diferentes momentos
Parte de engajar é estar presente. E se fazer presente não é apenas estar naquele local, mas ser notado. Pensa bem: basicamente todas as marcas fazem promoções e publicidade durante o Natal, mas uma das primeiras marcas que vêm à cabeça quando falamos dessa época do ano é a Coca-Cola.
E isso acontece por diferentes motivos. Um dos principais é que ela foi responsável por inventar o Natal dessa forma comercial que conhecemos hoje. Mas, além disso, a Coca-Cola também faz questão de se mostrar presente em todas as reuniões familiares. Muitas das suas propagandas são sobre isso. No Natal, ela só precisa levar isso para um outro nível.
Mas não pense que, por causa disso, não tem mais espaço pra outras marcas se associarem a esse momento. No Rio de Janeiro, por exemplo, as lojas Leader conseguiram muito destaque. Ela se faz presente na vida dos consumidores cariocas durante o ano todo, mas todos cariocas sabem que o Natal começa de verdade nas lojas Leader. Isso porque, tradicionalmente, ela é a primeira a começar as campanhas de Natal.
Se você levar essa ideia pras suas redes sociais e pro engajamento com seus clientes, você vai perceber que muitas das suas campanhas não funcionam por não estar presente em outros momentos.
#6 Só entre numa rede que você está disposto a engajar
Essa é uma dica mais focada pro engajamento nas redes sociais, mas que você pode expandir pra outras áreas do seu negócio. Não entre nas redes sociais que você não está disposto a usar.
Enquanto escrevo esse texto, por exemplo, o Tiktok é uma das redes sociais que mais têm crescido no Brasil, mas, por enquanto, é uma rede que, estrategicamente, não faz sentido pro meu negócio. Então, eu não preciso entrar lá só porque é a rede do momento.
Esse é o tipo de ação que só vai sugar energia do que eu poderia estar fazendo com mais vontade, diluir minha audiência e criar novas dificuldades pra engajar um novo público nessa rede.
#7 Aposte mais nas sua identidade do que nas tendência
Uma dica de ouro pra encerrar esse artigo! Engajar é sobre identificação, então, não perca a sua identidade em busca de seguir as tendências. Mesmo que seja mais devagar crescer sem entrar alguns hypes, busque sempre pesar o que faz sentido pra você.
As vezes, pra ter mais alcance, a gente aposta em alguns caminhos que diminuem o engajamento com o nosso público. No primeiro momento, o resultado costuma ser muito legal. Mas, a longo e médio prazo, costuma ser desastroso.
Comece a engajar o seu público agora mesmo
Essas 7 dicas pra engajar com o seu cliente nas redes sociais vão levar o seu negócio pra um outro nível. Isso porque o engajamento real extrapola as barreiras do digital e traz resultados práticos.
Não existe mais essa diferenciação entre o físico e o digital. Um tem impacto direto no outro. São ambientes completamente correlacionados. Nossos celulares se tornaram extensão dos nossos braços e as telas extensões dos nossos olhos.
Portanto, pense em engajar em todos os meios e as redes sociais virão junto!