Se você procurar por estratégias de crescimento no Google, é bem provável que você encontre muitas listas com centenas de dicas do que você precisa fazer pra acelerar o crescimento do seu negócio, mas eu tenho um segredo pra lhe contar: as melhores estratégias são aquelas que fazem sentido para o seu negócio.
Muitos especialistas em marketing digital vão dizer que você “precisa” gravar vídeos. Alguns vão dizer que você precisa publicar um vídeo por dia durante um ano, mas essa não é a estratégia do seu negócio. Esse é o caminho para aquela pessoa.
Por isso, no artigo de hoje, eu quero lhe mostrar algumas estratégias de marketing que podem ser aplicadas em basicamente todos os negócios e ter conhecimento delas vai lhe ajudar a entender qual o melhor caminho pra você. Vamos nessa?
4 estratégias de crescimento digital
Trabalhar com inbound marketing
Você já ouviu falar em inbound marketing? Essa é uma das estratégias de crescimento mais utilizadas na internet. E mesmo que você não saiba o que é, é bem provável que você já tenha comprado alguma coisa na internet por causa dessa estratégia.
Inbound marketing pode ser traduzido pra “marketing interno”. A ideia é captar os contatos das pessoas, construir uma relação e só depois fazer uma oferta de venda. É o oposto daquelas estratégias de marketing tradicionais, que chamamos de “outbound marketing”, em que a campanha é focada nas vendas e só depois se constrói um relacionamento.
Uma das principais vantagens de trabalhar com inbound marketing é que você constrói um filtro das pessoas que chegam até o seu negócio e consegue atrair apenas os melhores clientes com um custo reduzido.
Oferecer conteúdo para seus clientes
Se você já está pesquisando sobre estratégias de crescimento há um tempo, é bem provável que já esteja produzindo conteúdo, mas ainda não consiga converter essas pessoas em clientes.
Isso porque, provavelmente, não tá produzindo conteúdo da maneira que você e seus clientes gostam. Vamos supor que você viu um desses gurus do marketing dizendo que você precisa fazer um vídeo por dia durante um ano, mas você odeia vídeos. Não faz sentido seguir assim.
Você pode produzir conteúdo em story de Instagram, fotos, blog ou, até mesmo, escrevendo pra revistas. Conteúdo é conteúdo. A gente só muda o formato. Você precisa encontrar aquele formato que mais faz sentido pra você.
Usar apenas as redes que fazem sentido pra você
Sempre que surge uma nova rede social, todo mundo diz que você precisa estar na rede social nova, mas vamos pensar bem. Eu trabalho com estratégias de marketing pra profissionais liberais e pequenos empresários, principalmente Arquitetos e designers.
E uma das redes que mais tem feito sucesso atualmente é o Tiktok. Uma rede social muito focada em público jovem e que gosta de brincadeiras, principalmente as dancinhas. Será que vale mesmo à pena desperdiçar tempo e esforço com essa rede?
Pra mim, não. Podem até ter Arquiteto e designers que usam o Tiktok, mas esse não é forte da plataforma. É muito mais vantajoso direcionar minhas forças pra aquilo que realmente vai me trazer resultado. Por isso, a dica do começo se mantém, pense naquilo que faz sentido pro seu negócio.
Falar das grandes tendências do momento
Existem poucos caminhos mais rápidos pra crescer do que falar sobre os assuntos do momento. Entrar nas tendências e falar sobre o que tá todo mundo falando. Mas isso não significa descolar do seu mercado.
Vamos supor que você seja um Arquiteto. Durante a época de festas, você pode fazer conteúdo falando como o Papai Noel poderia entrar nas casas brasileiras, já que não temos chaminés, por exemplo. Seria um jeito divertido e descontraído de falar de estrutura e funcionalidade das casas.
E você pode usar todos os assuntos do momento quando eles estiverem, de alguma forma, ligados ao seu negócio. Isso sempre vai te aproximar das conversa dos clientes.
Quais são suas estratégias de crescimento?
Se você prestou muita atenção nesse texto, as quatro dicas que dei são muito personalizáveis pro seu negócio. Você não precisa se matar de procurar estratégias de crescimento, mas entender a comunicação daquilo que está vendendo.
Não só ficar seguindo as tendências dos gurus de marketing, mas investir no longo prazo pra ter um crescimento real e sustentável. Não se ligar só em likes e seguidores, mas nos resultados práticos do seu negócio.