Existem muitas maneiras de vender online, mas a maioria delas não traz resultado satisfatório porque não explora todo o potencial que as redes e serviços digitais oferecem para pequenos negócios e profissionais liberais.
A internet brasileira conta com mais de 50% da população conectada. Em todas idades, regiões e faixas de renda. Isso permite que seja muito fácil começar a vender pela internet, mas, para isso, você precisa trabalhar no jeito certo.
No artigo de hoje, eu trouxe algumas dicas importantíssimas que vão revolucionar a sua forma de vender online. Vamos começar?
Não existe fórmula mágica de como vender pela internet
A primeira coisa que você deve ter em mente é que não existe fórmula mágica para vender na internet. Existem muitas promessas de lucros grandiosos da noite para o dia, mas quase sempre de pessoas que nunca construíram nada.
E isso é comum desde o começo da internet. Logo que ela surgiu, muitos acreditavam que bastava ter um site pra vender. Aí veio o Second Life, e todas empresas queriam ter seu próprio negócio dentro do jogo. O Facebook virou promessa de vendas fácil. Depois e-mail, Instagram, Whatsapp. E assim caminha a internet.
A cada momento surge uma nova fórmula de sucesso nas vendas. Não que essas plataformas não sejam excelentes locais para trabalhar suas vendas, mas não é tão simples quanto te venderam.
Um processo de vendas na internet acontece como em qualquer outro lugar do mundo. Quando você abre uma loja, você não espera que seu cliente entre e fale “quero esse” e vá embora feliz. Você faz todo um esforço pra captar essas pessoas
Você deve fazer o mesmo pra vender online. É preciso criar um processo de vendas e desenhar um funil. Entender a jornada de compra do seu cliente vai nortear todos os seus planos de ações.
Vender online é mais do que fazer uma oferta
Tendo um plano de ações bem definido e uma estratégia de vendas desenhada, você precisa entender que vender online é muito mais do que simplesmente fazer uma oferta pro seu cliente. As ofertas e chamadas pra compra são necessárias, mas não é só isso.
É muito comum que pequenas empresas comecem a utilizar as redes sociais como uma espécie de catálogo dos seus produtos e serviços, mas pensa bem: as pessoas não estão nas redes sociais pra comprar. Elas estão ali pra ver fotos de amigos, gifs de gatinhos e memes.
Quando você faz uma publicação, você não está competindo com a sua concorrência, mas com todas essas publicações que o seu público quer ver. Então, você precisa ser mais interessante que memes e gifs de gatinhos.
Um caminho pra isso é diluir as suas ofertas de vendas em meio ao conteúdo. Comece a oferecer algo pro seu cliente. Traga algumas ideias, tutoriais, dicas, reflexões e diversos assuntos que estão relacionados ao seu trabalho. Dessa maneira, você conseguirá chamar a atenção dele antes de fazer uma oferta de venda
Lembre-se sempre que o nome é rede social. Logo, você não tem que focar nas vendas, mas nas relações sociais. E esses relacionamentos lhe gerarão vendas.
Comece a vender devagar e faça teste
Como eu te disse logo no começo deste artigo, não existe fórmula mágica para vender na internet. Portanto, comece devagar e faça muitos testes. Nem mesmo colocar muito dinheiro em anúncios e campanhas de marketing será capaz de lhe ajudar se você não construir uma estrutura.
Imagina que você está fazendo café. Você coloca o filtro no coador, adiciona o pó e a água. Se você ficar jogando água sem parar, pode acontecer duas coisas. Uma é começar a transbordar e desperdiçar água. A segunda é passar tanta água que o seu café vai ficar aguado.
Acontece a mesma coisa quando você começa a colocar muito dinheiro pra vender online sem ter uma estrutura definida. Você pode jogar muita grana fora ou atrair muitos clientes que não fazem parte do público que deseja atingir. E isso vai aguar o seu negócio.
Comece devagar. Teste as suas ideias de um jeito mais orgânico. E vá adicionando um bloquinho por vez. Quando você realizar as primeiras vendas, entenda quais foram os motivos que levaram ela a ser concretizada e, só então, você começa a aprimorar sua estrutura, investir um pouco mais e pensar em crescer.
Esse método é importante pra que você aprenda melhor sobre o funcionamento das plataformas e sobre o comportamento dos seus clientes.