As redes sociais são uma constante guerra por atenção. Elas foram criadas para isso. E, se você tem um negócio que usa as redes como meio de marketing, você precisa ter em mente que está constantemente competindo pra ganhar atenção do público com coisas muito mais chamativas, como memes, gifs de gatinhos e fotos de crianças.
Eu sei que isso pode soar um pouco assustador, mas entender isso é importante para entender como usar as redes sociais do jeito certo no seu negócio. Ela é uma constante guerra de atenção e, justamente por isso, você não pode usar uma rede social como objetivo final.
As redes devem sempre ser o topo de funil do seu negócio. O primeiro contato com o seu público. Seu objetivo é sempre ganhar atenção e convencer essa pessoa a dar um próximo passo. Seja entrar no seu site, mandar uma mensagem ou telefonar. O importante é tirar desse ambiente de guerra por constante atenção.
Como ganhar atenção nas redes sociais?
Apesar de eu ter dito antes que existem conteúdos muito mais interessantes para o seu público, isso nunca deve ser usado para você desistir das redes. Pelo contrário, deve ser usado para subir a sua régua do seu trabalho e lhe ajudar a ganhar atenção do jeito certo.
Para isso, você precisa se perguntar duas coisas!
O que essa rede traz de benefício pra você?
Cada rede social tem um público, um objetivo e um formato de conteúdo. Você deve sempre pensar em como essa rede social pode trabalhar para o seu negócio.
O Tik Tok, por exemplo, tem um público muito jovem e dinâmico. Se você trabalhar com vendas de imóveis de alto padrão, por exemplo, é bem provável que você não conseguirá atrair muitos clientes dentro do Tik Tok.
Agora, se você começar a divulgar as fotos das casas e mostrar uma vida de luxo através de outras redes sociais, como Instagram e Youtube, é bem provável que você consiga ganhar atenção do público certo. Por isso, sempre pense no que aquela rede tem pra te oferecer.
Como você gera benefício para rede social?
Sabendo como cada uma das redes sociais funciona e como elas podem lhe ajudar, você precisa entender como construir valor dentro daquele formato.
Mantendo o exemplo do corretor de imóveis de luxo. Se você não tiver condições de produzir vídeos com altíssima qualidade e que represente a vida de luxo, não faz sentido você estar no Youtube, já que o objetivo maior do site é manter as pessoas o maior tempo possível dentro vídeo. Se o vídeo não mostrar isso, as pessoas vão abandoná-lo no meio e o Youtube não vai mais mostrar seu vídeo para novas pessoas.
Você precisa saber como construir essa audiência, como ganhar atenção usando os recursos da própria plataforma. O Instagram, por exemplo, é uma rede focada em engajamento. Você não precisa manter a pessoa consumindo seu conteúdo por muito tempo, mas fazê-la curtir, compartilhar, comentar etc.
Cada rede social vai exigir algo de você. E você precisa entender como contribuir para isso!
Como potencializar sua atenção
Quando você já tem essa definição do que cada rede te oferece e o que você oferece para cada rede, você precisa começar a trabalhar com dois pontos fortes: consistência e alcance.
A consistência é manter uma rotina de publicações. Não precisa ser dezenas de vezes ao dia. Você só precisa ter um ritmo bem definido. Seja diário, três vezes por semana ou várias vezes no mesmo dia. O importante é construir essa rotina de alimentação do seu público.
O alcance é potencializar a entrega desse material para ganhar atenção de novas pessoas. O Instagram e Facebook, por exemplo, têm uma entrega orgânica baixíssima. Então, você pode usar suas melhores publicações para gerar anúncios, por exemplo.
E lembre-se: Não basta só ganhar a atenção! Você sempre precisa convencer a pessoa a dar o próximo passo.