Você é a banda preferida de quem? Eu sei que é muito estranho abrir um texto que fala sobre ter muitos seguidores dessa forma, mas, acredite em mim, essa pergunta vai fazer sentido pra você até o fim deste artigo.
Nos últimos anos, eu tenho trabalhado para quebrar uma das maiores lendas que os gurus de marketing e alguns profissionais da área propagam. A lenda de que você precisa crescer rápido e ter milhões de seguidores para ser uma autoridade.
Pensa bem: quantas pessoas você admira que mal passa de mil ou dois mil seguidores?
Eu tenho certeza que existem dezenas de pessoas que o conteúdo e opinião são importantíssimos pra você, independentemente de quantos seguidores elas tenham. E é justamente sobre isso que tem a ver a pergunta do começo deste artigo.
Como eu entendi que não preciso ter muitos seguidores?
Eu jogo futebol três vezes por semana religiosamente. Esse é meu hobby e minha atividade física semanal. E, há alguns anos, eu jogava junto de um rapaz que trabalhava numa mecânica. Um dia ele me contou que era músico e faria um show num barzinho da cidade.
Aquilo me causou um estranhamento muito grande. Era um mecânico que estava fazendo um show e tinha público disposto a ouví-lo cantar. E não importava se era uma casa de show lotada ou um barzinho com meia dúzia de cadeiras. Haviam pessoas dispostas a ouvir ele.
Naquele momento, eu também estava fazendo o meu MBA em marketing. E essa ideia casou com muitas coisas que eu estava estudando. Eu entendi que as pessoas não precisam de uma grande audiência. Ninguém precisa ter muitos seguidores. A gente precisa de pessoas dispostas a nos ouvir. Mesmo que sejam poucas.
A qualidade é mais importante do que a qualidade
E o que isso tem a ver com a sua banda favorita? Pensa bem como ela começou. Como eram os primeiros shows? Você talvez tenha uma banda que acompanha desde o começo da carreira e, independente de quantas pessoas seguiam o trabalho, os integrantes sempre se esforçaram pra fazer o melhor show, o melhor CD. Sempre o melhor.
Isso porque essa banda valorizava as pessoas que a acompanhavam. Se importava mais com as pessoas que já havia conquistado do que com as que poderia conquistar. E é isso que você tem que fazer com sua audiência.
Entenda que é importante dar o seu melhor pra quem te segue hoje!
Eu já palestrei pra mais de mil pessoas e já fiz live pra menos de 10. E sabe qual foi o ponto em comum entre elas? Em absolutamente todas, eu estava me importando mais com o conteúdo que eu iria entregar do que com o número de pessoas.
Entender essa dinâmica me ajudou a entender que você não precisa ter muitos seguidores ou crescer imediatamente. Você precisa crescer numa constante. Dar o seu melhor para quem te segue hoje.
Seja a banda favorita de alguém!