Se tem uma coisa que eu aprendi em quase uma década trabalhando na internet é que os expert em marketing não vão lhe ensinar a maioria das lições mais importantes que você precisa aprender.
E cada vez que eu converso com um amigo que fiz durante essa jornada, eu percebo que isso é uma verdade. Não é por mal, mas muito expert em marketing está tão focado em ensinar a parte técnica, usar ferramentas, escrever uma copy etc. que não consegue olhar para algumas outras partes que são essenciais.
Conversando com o meu amigo Filippe Rocha no SalemCast, eu percebi que ele também passou pelas mesmas dificuldades e desafios que eu. Por isso, no artigo de hoje, eu quero lhe contar 5 dessas lições que, infelizmente, os expert em marketing digital esquecem de lhe ensinar.
#1 O melhor momento é o pós-venda
Muitas vezes, nós estamos tão focados numa venda que esquecemos qual o melhor momento dela. E é justamente o pós-venda. Seja uma venda tradicional ou num lançamento com muitos clientes de uma vez.
E não é o melhor momento porque é quando você recebe o dinheiro. É o melhor momento porque é quando você entende o que funcionou e o que não funcionou entre todas as suas estratégias.
Quando você faz um lançamento, por exemplo, a semana seguinte é um momento de analisar todas as suas estratégias e entender o que precisa ser aprimorado. Esse é o caminho para melhorar cada vez mais suas vendas.
#2 Pior do que não vender é vender e não saber porque vendeu
Essa é uma lição que eu aprendi com um consultor amigo meu, mas que eu estava apanhando na prática sem entender direito o que estava acontecendo.
Não vender é muito ruim, mas você já vendeu sem saber o porquê? Pode parecer melhor num primeiro momento. O problema é que o tempo começa a passar e você não consegue vender mais. Como você não sabe porque vendeu, você também não sabe porque não vendeu.
Por isso é importante criar processos, métricas e metas. É o único caminho para entender o porquê você está vendendo.
#3 Ter menos clientes mais bem selecionados
Essa é uma filosofia que acompanha o meu trabalho há anos. Em alguns momentos, eu me perdi um pouco dessa visão tentando seguir o que os grandes gurus do mercado ensinavam. Mas se arrependimento matasse…
É muito mais interessante trabalhar para ter poucos clientes muito bem selecionados, que estão envolvidos com o seu negócio e dispostos a seguir o que você faz do que trabalhar para ter muitos clientes descompromissados.
A verdade é que o trabalho de fazer um curso para 100 pessoas e uma consultoria individual, por exemplo, é exatamente o mesmo. Então, por que se esforçar tanto para atrair clientes tão dispersos?
#4 Faturamento não quer dizer nada
Você gostaria de faturar um milhão de reais em uma semana com o seu negócio? E se, para conseguir fazer isso, você precisasse investir um milhão e meio? Você ainda gostaria de ter esse faturamento?
Essa é a realidade de muitas pessoas que te mostram prints de vendas e faturamento dos negócios digitais. Essa é uma grande pegadinha.
Eu já conheci pessoas que faziam um milhão em faturamento, tinham muitos clientes, mas faliram porque, no mês seguinte, não conseguiram pagar as contas. O faturamento de um negócio digital não diz absolutamente nada.
#5 Busque profissionais que estão no seu nível
Ter um profissional muito avançado pro nível que você está agora, ou muito atrasado, pode ser um problema. Você precisa de profissionais que estão no mesmo nível que você.
Está começando no mundo digital? Trabalhe com profissionais que também estão começando. Você tá no nível intermediário? Busque especialistas deste mesmo nível. Quer investir muito dinheiro? Trabalhe com quem já investe muito dinheiro.
Os profissionais do seu negócio podem mudar de acordo com o seu momento. O segredo está em escolher o especialista certo para o momento certo.