Como definir público-alvo com o método mais eficiente!

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Existem muitos métodos diferentes para definir o público-alvo do seu negócio, mas nem todos são tão eficientes. Um dos mais famosos é por demografia. Separar por gênero, idade, relacionamento, financeiro etc. Mas hoje eu quero lhe ensinar como definir o público-alvo do seu negócio com um método muito mais eficiente.

O problema do público-alvo demográfico

O método mais básico de como definir público-alvo é pensar em informações sobre aquela pessoa. Você começa a pensar sobre onde ela mora, o que consome, quais lugares frequenta, qual a idade, quais seus gostos, quanto ganha etc;

Mas eu não acredito que esse é o melhor jeito. Na verdade, au acho até um jeito um pouco burro de como definir público-alvo. Isso porque nós pensamos o público como uma massa única e heterogênea.

Quando pensamos dessa maneira, nós tratamos nosso público de um jeito superficial e não conseguimos atingir aquilo que mais importa. Suas dores!

Como definir público-alvo por dores

As dores são quase que universais. E quando a gente define nosso público por elas, nós conseguimos trazer pessoas interessadas e que vão se identificar muito mais pelo nosso negócio.

Vamos pensar numa nutricionista focada em veganismo, por exemplo. Ela pode definir várias informações demográficas para seu público e ainda assim não conseguirá atingir cada um deles. Agora, se ela entender quais são as maiores dores, ela conseguirá conversar com muitas pessoas de uma vez.

Alguns exemplos de dores que essa nutricionista poderia trabalhar:

  • Dificuldade de cozinhar em meio à rotina
  • Encontrar comidas veganas que supram suas necessidades
  • Alternativas veganas para comidas tradicionais
  • Paladar infantil para transitar ao veganismo

A partir daí, ela pode fazer diferentes campanhas e conteúdos para impactar pessoas que se identificam com essas dores. Se antes ela estava conversando apenas com uma parcela específica do público pelos dados demográficos, agora ela consegue conversar com todos pelas mesmas dores.

Pessoas em momentos diferentes da vida, mas com as mesmas dores. Algo que não seria possível definindo um público-alvo por dados demográficos.

Por que trabalhar com o público desse jeito?

Eu já te expliquei o primeiro motivo. Se você busca como definir público-alvo com bases demográficas, você trabalhará sua comunicação de um jeito genérico e frio. Pode até usar a mesma linguagem, estar nos lugares certos, mas não terá o mesmo impacto,

Agora, a conexão através dos problemas é imediata. Assim que essa nutricionista do exemplo publicar um post sobre dificuldades de veganos cozinharem na rotina, ela vai conversar diretamente com cada uma das pessoas que sofrem com isso.

E cada uma das dores vai conversar com uma parcela do público. Claro que nem todas serão tão eficientes, mas, com o passar do tempo, você descobre quais são os seus feijões mágicos que levarão direto ao pote de ouro.

Por isso que eu considero esse o método mais eficiente de definir público-alvo.

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Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
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