O marketing de conteúdo é apontado nos últimos anos como uma das maneiras mais eficientes e baratas de se conquistar cliente na internet a longo prazo. Eu realmente gosto dessa estratégia, mas é bem provável que você esteja cometendo um erro crucial.
Muito se fala sobre como produzir, quais ferramentas usar, mas pouco se fala sobre qual o caminho certo que você deve seguir.
Leia esse artigo com atenção e você vai entender porque você deve mudar hoje mesmo a sua estratégia de marketing de conteúdo.
O erro que você comete!
O principal objetivo do marketing de conteúdo é educar o cliente para que ele chegue ao seu negócio preparado para a compra. Quanto mais você conseguir educar essa pessoa, mais preparada ela está.
Quando isso é bem feito, você consegue trazer clientes muito interessados e engajados com o seu trabalho. Por isso é importante pensar no marketing de conteúdo.
Imagina uma nutricionista que produz conteúdo. As pessoas que chegam ao trabalho dela já estão mais familiarizadas com seus métodos, seus valores e se interessam por essa abordagem. São pessoas engajadas com seu trabalho.
O problema é que sempre te ensinam a fazer isso nas redes sociais. Considero as redes os piores ambientes para se fazer marketing de conteúdo.
Vamos supor que você produz muito conteúdo educando seu público no Youtube. Assim que o seu vídeo acabar, as chances dele comprar de você são baixas. É muito mais fácil ele clicar no próximo vídeo da lista de recomendados e continuar assistindo.
Faz sentido pra você? Se sim, continua comigo que eu vou te mostrar como fazer isso do jeito certo.
Como fazer marketing de conteúdo certo?
Se você já acompanha o meu trabalho, é capaz de pensar “mas, Hamilton, você faz conteúdo no Youtube, Instagram,.Facebook etc”.
É verdade, mas esse conteúdo sempre tem um objetivo: levar meu público para outro conteúdo. Pode ser aqui no meu blog, uma masterclass ou até mesmo um curso gratuito. O objetivo desse conteúdo nas redes sociais é, justamente, tirar o público das redes sociais.
Eu levo os clientes para o que eu gosto de chamar de Ambiente de Controle. Esse é um espaço em que ele vai receber um conteúdo mais aprofundado e que apresenta os meus valores profissionais sem qualquer tipo de distração.
Nas redes sociais, são muitas notificações, mensagens e sugestões de conteúdo. No Ambiente de Controle, sou apenas eu e o cliente. Se ele sair, é porque não faz parte do meu público. Se assistir até o final, as chances de virar meu cliente são altíssimas.
Se você quiser saber mais sobre como fazer isso no seu negócio, eu criei o Método SALEM. pra mostrar como atrair clientes e vender sem precisar fazer conteúdo todos os dias. Você vai aprender como fazer marketing de conteúdo do jeito certo.