Entender o funil de vendas e suas etapas é o primeiro passo para você criar independência no marketing e nas vendas do seu negócio. Enquanto você não entende a importância e a necessidade de cada uma dessas etapas, você depende de gurus, agências etc.
Quando você consegue entender cada uma das etapas de um funil de vendas, você tem mais autonomia do seu negócio, mesmo que contrate profissionais para realizar esse serviço.
O meu objetivo com esse artigo é lhe mostrar o passo a passo para que você possa assumir as rédeas do seu negócio e controlar o seu marketing digital.
As etapas do funil de vendas
Após anos trabalhando com marketing digital e vendas online, eu já me deparei com os mais variados modelos de funis de vendas. E todos eles são uma variação de um processo que segue exatamente os mesmos passos.
Por isso, eu desenvolvi um modelo que chamo de Método SALEM. Qualquer pessoa pode aplicar no seu negócio e adaptar de acordo com suas necessidades.
Vamos aos passos do Método SALEM?
Structure
O Structure é a base do seu funil de vendas. A partir dele você desenvolverá todos os passos seguintes. Essa é a parte estratégica mais essencial.
No Strcuture, você precisa desenvolver três coisas:
- Mensagem de Alto Impacto: Uma forma de se comunicar com seu público através de um problema muito específico e doloroso.
- Mecanismo Único de Vendas: Um método só seu por onde você ensinará seu público e fará a suas vendas.
- Proposta de Alta Conversão: Uma oferta tão irresistível que seu cliente não poderá recusar ou vai se arrepender muito se não comprar.
Automation
O segundo passo é onde a gente começa a rodar o Structure que criamos anteriormente. Justamente por isso, ela se chama Automation.
A ideia é criar um sistema que atraia curiosos do seu negócio nas redes sociais e os coloque dentro de uma máquina onde você trabalhará o seu funil de vendas e suas etapas.
O processo precisa ser automatizado ou semi automatizado para que você não se torne um escravo das redes sociais, mas use essas ferramentas para aumentar o seu impacto. Para isso, você usará a Mensagem de Alto Impacto.
Leads
Quando seu público é impactado pela Mensagem de Alto Impacto, você precisa levar ele para o que eu chamo de Ambiente de Controle.
Pense que as redes sociais são ambientes extremamente barulhentos e com muitas distrações. Por isso, é importante levar o cliente para um ambiente que ele dê mais atenção ao que você está dizendo.
E nessa fase é importante você pegar alguma forma de contato, normalmente um e-mail, para que possa entrar em contato futuramente. Por isso que essa etapa se chama Leads.
Engagement
O objetivo do funil de vendas e suas etapas é sempre transformar curiosos em clientes. E durante a fase de Engagement é onde essa mágica acontece.
Os curiosos não são clientes. Quando eles chegam nesse momento, o objetivo é usar o seu Mecanismo Único de Vendas para mostrar como esse curioso pode resolver um problema.
Vou te dar meu exemplo, estou lhe ensinando como construir um funil de vendas usando o Método SALEM. Esse é o meu M.U.V. Um método que apenas eu tenho. Eu sou a única pessoa que pode lhe oferecer.
Monetization
Só depois que seu potencial cliente passou pela fase de Engagement é que você fará uma oferta de vendas para ele. E essa é exatamente a última fase do processo. O Monetization.
Depois que a pessoa teve contato com sua Mensagem de Alto Impacto, foi engajada através do seu Mecanismo Único de Vendas é o momento de você usar a sua Proposta de Alta Conversão para realizar uma venda.
É justamente por isso que se chama funil de vendas. Você passa seus clientes por um processo de qualificação e exclusão. Chegará até você apenas as pessoas qualificadas para comprar.
Aplique o funil de vendas e suas etapas
Agora que você já entendeu como funciona cada uma das etapas de um funil de vendas, chegou a hora de você implementar esse modelo no seu negócio.
Eu criei uma aula gratuita mostrando como construir esse passo a passo que ensinei no artigo.
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