Existem muitos modelos diferentes de funil de vendas que você pode aplicar no seu negócio. Tipos de funil de vendas para os mais variados produtos, serviços e empresas. O objetivo deste artigo é mostrar alguns modelos que você pode implementar e adaptar para o seu negócio.
Trabalhando como perito em vendas digitais nos últimos anos, eu já criei centenas de funis para os mais diversos objetivos. E tem três desses tipos de funil de vendas que considero cruciais para todos os negócios.
Eles são obrigatórios e, na maioria das vendas, funcionam em conjunto.
O que é um funil de vendas?
Um funil de vendas é um processo para transformar curiosos em clientes. Existem muitas formas de se explicar o que seria um funil, mas essa é a mais simples de todas. Nada mais do que pegar um curioso e transformá-lo num cliente do seu negócio.
A ideia é que as pessoas passem pelo processo e cheguem ao final dele como um cliente qualificado. Muitas pessoas sairão no meio do caminho e isso é excelente.
Construir um funil de vendas é como fazer um café. Você coloca o pó no filtro e adiciona água. Tudo que sai pelo outro lado é o café. Se você não colocar um filtro, você pode até fazer um café, mas ele será um café ruim. Assim como seus clientes podem ser ruins sem um funil de vendas.
Os 3 tipos de funil de vendas
1 Funil de audiência
Existem três tipos de pessoas nas redes sociais:
- As que não te conhecem
- As que te seguem
- As que são seus fãs
A proposta de um funil de audiência é fazer com que as pessoas passem por um processo onde elas não te conhecem, passem a te seguir e se tornem seus fãs.
Isso é importante porque melhora os resultados dos outros funis. Afinal, os fãs do seu trabalho estão muito mais propensos a comprarem qualquer coisa que você vende.
2 Funil de cliente
Entre todos os tipos de funil de vendas, esse é o mais conhecido de todos. Um funil que transforma curiosos em clientes, exatamente a primeira explicação que há no começo do artigo.
A ideia desse funil é despertar a curiosidade das pessoas nas redes sociais e levá-las para um ambiente de controle, onde você vai apresentar o seu Método Único de Vendas e, na sequência, fazer uma proposta de alta conversão.
Um funil de cliente é desenhado para trazer o cliente para seu mundo e comprar de você.
3 Funil de lucro
O funil de lucro é uma parte bem interessante e que muitos empresários deixam passar. Ele é usado numa parcela muito pequena do seu negócio. Apenas para clientes que já compraram de você.
Um funil desenhado para falar apenas com seus clientes porque pensa bem: Se cada um dos seus clientes tivessem feito mais uma compra com você, quanto dinheiro você já teria botado no bolso? Provavelmente, muito mais dinheiro do que você ganhou até hoje.
A proposta é potencializar o seu lucro vendendo mais de uma vez por cliente porque, cada vez que você vende para um cliente antigo, você reduz o seu custo e aumenta o lucro.
Aprenda construir esses tipos de funil
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