Como evitar erros de Funil de Vendas Online e alavancar suas Vendas?
Com o crescimento do comércio eletrônico e os avanços tecnológicos, várias plataformas se tornaram disponíveis para ajudar as empresas a vender seus produtos online. Um dos métodos mais eficazes para maximizar as vendas, e obter resultados melhores do que o esperado, é o uso da estratégia de Funil de Vendas. O Funil de Vendas (em português, funil de vendas) é um processo passo-a-passo para converter visitantes do seu site em clientes. Porém, é comum que empreendedores e gestores experientes cometam erros na implantação do Funil de Vendas, devido à complexidade da execução das etapas desse processo.
Este artigo busca explicar como pessoas e empresas podem evitar erros de Funil de Vendas e, consequentemente, alavancar suas vendas. Expostas aqui, estão as melhores formas para melhorar suas chances no sucesso do Funil de Vendas Online.
O que é um Funil de Vendas?
Antes de adentrar nesses erros, é necessário entender o que é o Funil de Vendas. O Funil de Vendas é uma ferramenta de marketing para guiar suas ações para a aquisição de clientes. O Funil de Vendas consiste basicamente em 3 fases: atrair, converter e fidelizar. Na primeira fase, atração, é focada a criação de conteúdo com o objetivo de aumentar o tráfego em seu site. Com aumento de conteúdos de qualidade, mais pessoas passarão a conhecer a sua marca. Na segunda fase, conversão, é quando a pessoa que foi atraída para as suas páginas dará algum tipo de informação – um e-mail, número de telefone, etc. – para que você possa nutri-la, e assim conquistar seu cliente. Finalmente, na fase de fidelização, você mostrará satisfação ao cliente, o que o fará voltar a comprar.
Erros comuns de Funil de Vendas Online e como corrigi-los
Não usar mensuração e testes A/B
Mensuração é realizada constantemente para entender o comportamento do público e o desempenho das suas ações de marketing. Testes A/B permitem avaliar hipóteses de maneira simples. Ao mensurar os resultados de suas campanhas, você pode identificar melhor onde estão as taxas de conversão baixas, fazendo ajustes no desempenho do seu funil de vendas.
A falta de inteligência de nicho
Ao tentar atender a todas as necessidades possíveis do seu público alvo, muitas vezes as empresas acabam tornando as coisas complicadas, dificultando o desenvolvimento de uma experiência de usuário otimizada. Este erro se deve ao fato de que a empresa não entendeu o que o seu público deseja ou precisa para obter o maior sucesso em termos de conversões. Se você conhecer melhor seus clientes e como interagem com sua marca, você poderá criar soluções personalizadas que evitarão perda de tempo e muitos problemas para as pessoas.
Usar múltiplos objetivos de conversão
Mesmo com o seu funil de vendas muito bem otimizado, poderá ocorrer uma queda na conversão. Se você estiver usando varias métricas, como inscrição em uma newsletter, participação em um evento e compra de um produto, todos estes objetivos de conversão podem estar lutando uns contra os outros, impedindo que você obtenha um desempenho realmente adequado. Não é uma boa prática ter muitos objetivos de conversão ao mesmo tempo. Você deve fazer uma seleção que seja a melhor para sua marca.
A falta de conteúdo engajador
Outro erro comum ao projetar um funil de vendas é a inadequação do conteúdo. Se o conteúdo que você está produzindo não se conectar às pessoas em uma forma real e humanizada, suas chances de sucesso serão muito baixas. Ao criar conteúdo com mensagens impactantes, você aumentará o engajamento com o seu público em potencial e, consequentemente, obterá um aumento na taxa de conversão.
Problemas no fluxo de distribuição
É comum que muitos gestores de criação de conteúdo concentrem todos os seus esforços apenas na criação de um bom conteúdo. Porém, é muito importante lembrar que, para garantir o sucesso de um funil de vendas, é necessário que o conteúdo seja entregue aos seus potenciais clientes. Definir um plano de distribuição é fundamental para o sucesso de um funil de vendas. A distribuição adequada do conteúdo impulsiona o engajamento e as conversões em seu site.
Falta de otimização móvel
Mais da metade da população mundial usa dispositivos móveis para acessar a internet, tornando cada vez mais importante criar uma experiência de usuário otimizada para dispositivos móveis. Uma plataforma de funil de vendas deve ser adequada às telas mais recentes, com body-responsive design para que a experiência seja ideal nesses dispositivos. A falha para otimizar seus funis de vendas para dispositivos móveis pode resultar na perda de conversões e receitas.
Conclusão
Diante deste breve e abrangente panorama, acerca dos erros de Funil de Vendas Online, é possível perceber que o otimismo e o sucesso dependem de se ter cuidado especial tanto na arquitetura do Funil quanto nos conteúdos e aspectos da experiência de usuário aos quais ele estivesse associado. A otimização e o aperfeiçoamento de todas as etapas do Funil de Vendas Online permitem que as empresas alcancem um maior número de conversões e, consequentemente, alavancem suas vendas online.
Por fim, se você tiver dúvidas sobre como criar um Funil de Vendas Online eficaz e como evitar os erros comuns nesse processo, entre em contato comigo para que eu possa ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing e de vendas.