Como Criar Conteúdo Com O Poder De Vendas Online Por Meio de Estágios no Funil de Vendas
Muitas empresas investem cada vez mais pesado em marketing digital e conteúdo de vendas online. No entanto, é importante entender que não é o suficiente para simplesmente colocar o conteúdo em qualquer lugar na web, é preciso ter um plano de marketing bem estruturado e usar as etapas certas para criar conteúdo que irá gerar leads qualificados. O funil de vendas é uma excelente ferramenta para obter isso.
O funil de vendas é um modelo que descreve todos os passos que um usuário da web toma para se tornar um cliente. É dividido em quatro estágios fundamentais: Consciência, Consideração, Conversão e Fiel. A idéia por trás do funil de vendas é que, à medida que o cliente progride por cada etapa, você oferece conteúdo adequado para ajudá-lo a avançar para o próximo. À medida que o cliente avança no funil de vendas, os leads tendem a ficar mais qualificados, pois significa que o cliente está cada vez mais interessado em sua oferta de serviços ou produtos.
Começando pela etapa da Consciência, é importante conhecer o que os seus usuários na web estão procurando e como ela se relaciona com a sua empresa. Se você está criando conteúdos sobre serviços de criação de logotipo, é importante abordar tópicos relacionados à escolha de um logotipo, à identidade da marca, assim como dicas de como fazer escolhas informadas ao escolher o design ideal para seu logotipo. Ao fornecer conteúdo na área de consciência, você começa a construir o conhecimento de seus usuários sobre serviços e produtos e, com isso, constrói uma base de leitores para leads qualificados.
Na etapa de Consideração, seus usuários já conhecem os serviços ou produtos e já estão interessados neles. Neste estágio, seus usuários querem saber mais sobre a sua oferta e entender como ela se destina a oferecer a solução para o problema que estão enfrentando. Os melhores conteúdos para esta etapa são aqueles que dão mais detalhes, responder às principais preocupações dos leitores e que os ajudam a compreender como sua oferta resolve a questão. Também é importante oferecer conteúdos que destaquem os benefícios, garantias e, acima de tudo, satisfação garantida.
A etapa de conversão é o momento em que você incentiva a finalização eficaz da compra. Se você deseja criar conteúdos de vendas online nesta etapa, é importante oferecer conteúdos reais, sugestões e outros incentivos para finalizar a compra. Por exemplo, oferecer um desconto temporário, desenvolver tutoriais em vídeo, ou usar algumas das técnicas de persuasão como descrição detalhada dos benefícios esperados do serviço, testemunhos de clientes satisfeitos, garantias de satisfação e conteúdos de demonstração do produto/serviço são recursos valiosos para criar conteúdo de vendas online na etapa de conversão.
O último estágio é o da Fidelização, onde você incentiva aos seus clientes que eles continuem comprando sua oferta através de técnicas de marketing de relacionamento. A criação de conteúdo nesta etapa precisa se concentrar em manter o cliente satisfeito e encorajá-lo a fazer uma segunda compra. Oferecer conteúdos especiais como suporte de atendimento ao cliente, conteúdos atualizados, descontos para compras futuras e outros recursos que ajudam os usuários a conhecerem melhor a sua oferta são técnicas que podem ser usadas para incentivar a fidelização.
Agora que você conhece o funil de vendas e aprendeu como criar conteúdo em cada etapa é hora de começar a aplicar o que você aprendeu. Preocupe-se em criar conteúdos ricos, abrangentes e profundos. Use títulos criativos, bem estruturados e tags HTML para destacar os tópicos importantes. Lembre-se que você está se esforçando para construir uma base sólida de clientes potenciais qualificados, por isso, é importante ajudá-los a compreender a sua oferta e como ela pode ajudá-los.
Se você estiver precisando de ajuda para implementar o que foi descrito no artigo, entre em contato conosco para saber como possuímos ajudá-lo.