Como Utilizar o E-commerce para Aumentar seus Lucros?
No mundo atual, exposição ao ambiente digital é essencial para o crescimento de qualquer empresa. Ter um website de venda ou, ainda melhor, um e-commerce ativo, permite que seus produtos sejam apreciados por um número bem maior de pessoas. O e-commerce tem se tornado um dos meios mais eficazes daí, um dos mais usados, por empresas para incrementar seus lucros. Mas, como fazer isso de forma segura e eficaz? Nesse artigo abordaremos 8 dicas para aproveitar ao máximo a sua loja virtual e assim aumentar a receita da sua empresa com o uso de e-commerce.
Invista em um website de qualidade
A primeira dica é para investir em um website seguro, user-friendly e funcional. Um website bem elaborando contribui para o seu sucesso. Assegure-se que o estabelecimento possui um design responsivo para que a aparência seja a mesma, independente do dispositivo que está sendo utilizado. Contar com um website de qualidade aumenta a confiança do cliente e, consequentemente, o número de vendas.
Invista em análises e efeito surpresa
Uma das melhores vantagens de ter uma loja virtual é que você pode acompanhar as comportamentos de compra de seus clientes, marcar as preferências e oferecer produtos e serviços específicos que melhor elucidam suas necessidades. Sempre utilize as inferências acerca do perfil demográfico, localização e preferências dos seus clientes para criar ofertas atraentes. Se você oferecer um produto ou serviço que surpreenda, é mais provável que você vale a retenção de clientes.
Crie conteúdos e deixe-os amplamente disponíveis
O conteúdo é rei. Crie conteúdos ricos e relevantes e os mantenha amplamente disponíveis. Escreva campanhas publicitárias, postagens de blog, atualizações de mídia social, e-books, infográficos, videos e tudo mais que contribua para o conteúdo digital da sua empresa. Faça um investimento sólido no conteúdo para capturar a atenção dos seus potenciais clientes.
Invista em SEO
O SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização de Site para Motores de Busca é uma ótima maneira de impulsionar as vendas de qualquer loja virtual. SEO consiste em otimizar sua website com as palavras-chave mais relevantes para seus produtos e serviços com o intuito de aumentar o rankeamento dos seus produtos nas páginas de resultados dos principais motores de busca e, consequentemente, proporcionar mais visibilidade para o seu negócio.
Utilize múltiplos canais de marketing
Nunca se apoie somente em um único canal de marketing para divulga a sua loja virtual. Utilize várias ferramentas para divulgação de produtos e serviços, como campanhas de e-mail marketing, mídia social, banners, publicidade paga, influenciadores, anúncios e etc. Utilize todos esses meios para manter os interessados nos seus produtos sempre informados.
Invista na experiência do cliente
A experiência do cliente é um dos aspectos mais importantes para o sucesso de qualquer empresa. Quebre o ciclo de compra, oferecendo-os descontos, vouchers, brindes, pontos extras, entregas expressas, garantias extras, trocas de produtos, programas de fidelidade e etc. É um investimento que possivelmente trará bons retornos.
Integre a facilidade na loja virtual
A facilidade de pagamento é um dos passos essenciais para o sucesso de qualquer loja virtual. Seu website deve oferecer os principais meios de pagamento possíveis. Os clientes em potencial podem não ter uma conta no PayPal ou um cartão de crédito, minerando o pagamento, muitos clientes que querem fazer compras online não fazem por não ter um dos meios acima. Portanto, certifique-se de fornecer várias alternativas de pagamento para aqueles que querem fazer compras em sua loja virtual.
Forneça suporte pós-venda
Você pode depender do bom atendimento em sua loja virtual. O suporte pós-venda tem a capacidade de transformar-se em um ponto de diferenciação para o seu negócio. Ofereça suporte por telefone, e-mail, chat, redes sociais, defina uma política clara de garantia e acompanhe sua implementação. Oferecer suporte e amparar os clientes nas soluções dos seus problemas, pode ser essencial para a elevação do posicionamento da sua marca no comércio online.
Aperfeiçoe o processo de checkout
Quando se trata de um e-commerce, a experiência de compra de um usuário começa no momento de adicionar produtos ao carrinho de compras. Crie um processo de checkout simples e intuitivo, com a menor quantidade de passos possível para que assim os seus clientes completem a compra. Evite que campos invasivos desnecessários depois da já abrangente informação pedida em anteriores campos. Deixe a opção de guardar os detalhes de pagamento do cliente para o próxima compra e ofereça a eles a possibilidade de criar uma conta para redirecionamento futuros. Certifique-se que o processo é igualmente fácil em dispositivos móveis.
Chamada para ação
Aplicar todas essas recomendações vai ajudar significativamente a aumentar as vendas em sua loja virtual. Se você quiser ter uma maior ação promovendo aumentar seus lucros no e-commerce, entre em contato comigo. Eu me especializei em promover campanhas de e-commerce. Ajudarei o seu negócio a proporcionar uma experiência de compra fácil aos seus clientes. Se estiver interessado em tomar isso para o próximo nível, estou aqui para livre para discutir.