São poucos os Arquitetos que conseguem fazer um marketing e viver bem da sua profissão.
E isso acontece por um motivo bem simples: a maior parte deles não tem a menor noção sobre empreendedorismo, marketing para Arquitetos ou qualquer outra visão mais voltada ao negócio de seu trabalho.
São formados para acreditar que Arquitetura é uma arte apenas, mas até mesmo os grandes artistas tiveram os mecenas para bancar o seu trabalho.
Portanto, é preciso ter essa visão mais empreendedora e buscar o lado empreendedor de seu trabalho.
Trabalhar o marketing para Arquitetos é uma tarefa que muitos tentam, mas poucos conseguem com eficiência.
Até sonhamos em ser grandes empresários e empreendedores, mas fomos formados, realmente, para sermos técnicos.
Desde o jardim da infância até à universidade, só nos ensinam trabalhos técnicos.
Nunca aprendemos gestão, marketing, liderança, empreendedorismo e tantos outros valores importantes nas mais diferentes profissões.
E sem esse conhecimento básico, os Arquitetos que buscam trabalhar o marketing em sua carreira não conseguem resultados tão satisfatórios, mas, hoje, eu vou ensinar algumas dicas que serão importantes para você começar a trabalhar sua imagem e conquistar muito mais clientes hoje mesmo.
O que faz o Arquiteto ter sucesso
Você já reparou o que os grandes Arquitetos que tiveram sucesso têm em comum?
Você pode dizer que todos eram grandes artistas, mas essa é uma visão muito simplória do assunto.
É claro que todos eram profissionais fantásticos, mas existem tantos outros grandes artistas que jamais conseguiram o mesmo destaque dessas pessoas.
E a grande diferença entre os que atingiram o sucesso e os que não conseguiram está nas atitudes que construíram sua imagem.
Se você prestar atenção, os maiores nomes da Arquitetura mundial – e de qualquer outra área de atuação – sempre foram personalidades muito midiáticas, mesmo quando sendo mais tímidas.
A Lina Bo Bardi, por exemplo, escrevia sobre Arquitetura e tinha uma vida social muito ativa. Muitos de seus trabalhos chegaram através de pessoas com quem ela mantinha contato direto.
E podemos estender isso para muitos outros Arquitetos.
E para fugirmos dessa área, eu sempre gosto de usar o exemplo do Dráuzio Varella. Será que ele é o maior médico que já existiu no Brasil? Eu tenho grandes dúvidas sobre isso, mas ele sempre trabalhou muito bem a sua comunicação, escrevendo livros, falando em programas jornalísticos, fazendo palestras etc. e hoje tem o seu consultório com agenda sempre cheia e atendendo, muitas vezes, por hobby.
Ele conseguiu transformar sua carreira em lazer.
E os Arquitetos também podem fazer isso, assim como Lina Bo Bardi, para conquistar muito mais clientes e ter resultados eficientes em sua carreira.
As dicas de marketing para Arquitetos
Agora que você já sabe que o marketing para Arquitetos é tão importante quanto à qualidade de seus projetos, vamos às dicas!
O valor é mais importante que o preço!
Muitas vezes falamos que o valor de um produto ou serviço está caro, mas o valor e o preço são coisas completamente diferentes.
O preço é a quantia que seu cliente pagará pelo serviço. O valor é tudo que você oferece em seu trabalho.
Os valores são pessoais e estão ligados muito a nossa visão de mundo.
Por isso, você deve sempre buscar quais são os valores importantes para o seu público e vender isso.
Algumas pessoas compram luxo, conforto, exclusividade, glamour, simplicidade, facilidade, tecnologia etc.
Cada pessoa busca algo diferente e você deve oferecer esses valores que ela está procurando.
Preço não é critério de compra!
Como eu disse antes, o valor é muito mais importante que o preço.
Isso porque o preço não é o critério principal de compras, mas uma parte secundária.
O seu cliente só procurará por preços mais baixos se não entender quais são os valores que você está oferecendo.
E se você baixar o preço para concorrer, a concorrência fará o mesmo e isso se repetirá até vocês entrarem numa louca corrida de ratos.
Então, nunca baixe o preço dos seus serviços, mas sempre adicione novos valores, como mostro neste vídeo:
Público-alvo é essencial no marketing para Arquitetos!
Para oferecer os valores certos, você precisa conhecer para quem está vendendo os seus serviços.
Vamos supor que esteja trabalhando com reforma para jovens que moram sozinhos, você não oferecerá os mesmos valores que para um casal de idosos.
Então, para ter mais impacto nas suas ofertas de serviço, é preciso buscar um público-alvo que esteja alinhando com o que você está propondo e dedicar maior parte dos seus esforços para atingir este público.
O nicho de mercado define quem você é!
Eu gosto muito de jogar futebol, mas tive um problema no joelho há alguns anos.
Nessa época, fui atrás de um médico para resolver meus problemas.
Eu poderia passar no clínico geral, no ortopedista ou em um ortopedista especializado em joelhos de atletas.
Advinha qual deles eu procurei?
É óbvio que o especialista em joelhos de atleta.
E o seu cliente também é assim.
Ele escolherá sempre por um profissional especialista a um generalista.
Portanto, se você pretende atingir muito mais pessoas e ter mais impacto com a sua carreira, você precisa selecionar um nicho de mercado e trabalhar dentro dele.
Autoridades vendem muito mais!
Lembra do exemplo que usei do Dráuzio Varella? Sabe o que diferencia ele de outros médicos? Ele é considerado uma autoridade.
Todos seus artigos, livros, palestras, vídeos e conteúdo no geral trabalham para que as pessoas enxerguem nele o especialista.
E quando elas precisarem de um médico, é por ele que vão procurar.
Seguindo todas as dicas anteriores, você já pode trabalhar para começar a se tornar uma autoridade.
Escreva em blogs, produza conteúdo na internet, faça palestras em sua cidade, crie um site profissional.
Isso faz com que seu público-alvo te enxergue como uma autoridade no assunto.
Relacionamentos vendem mais que vendedores!
Nós todos estamos cansados de vendedores. Eu não gosto de ninguém me vendendo serviços. Você não gosta. E o seu cliente também não gosta.
Apesar disso, nós continuamos gostando de comprar.
Porém, compramos de formas diferentes.
Nós compramos pelo emocional e nada constrói melhores emoções do que os relacionamentos.
Você pode se relacionar com seu público-alvo através das redes sociais, criando uma lista de e-mails e até mesmo participando de sua vida social.
Se você analisar o mercado, verá que as maiores marcas trabalham muito mais o relacionamento que os produtos.
Há quanto tempo a Coca parou de vender refrigerante em seus comerciais e passou a conversar com seu público?
Nem sei dizer quanto tempo faz que não vejo uma propaganda vendendo Coca-Cola.
Indicações: use, mas não abuse!
A maior parte dos Arquitetos garantem suas vendas através das indicações.
É bem verdade que elas são ótimas e trazem pessoas que são facilmente convertidas em clientes, mas você não pode deixar que seu desempenho dependa delas.
Pense que você não tem o menor controle sobre as indicações.
Essa é uma estratégia de divulgação feita por terceiros e, portanto, você não tem controle sobre seu marketing.
Então, use as indicações, mas não abuse.
Elas podem ser seu sucesso ou sua ruína.
Dica bônus: sites de Arquitetos também vendem!
Essa não é bem uma dica de marketing para Arquitetos, mas é uma dica extremamente importante.
Não é de hoje que já dizemos que, se você não está na internet, você não existe.
Mas não entendemos muito bem essa frase.
A maioria acredita que basta ter um site para as pessoas te encontrarem e está tudo certo, porém, somente um site profissional e bem desenhado pode trazer clientes.
Trabalhe todas essas dicas juntas e terá muito mais clientes.