Alguns Arquitetos até usam Instagram, mas poucos transformam esses seguidores em clientes.
Eu sei que conseguir seguidores no Instagram é considerado uma métrica de vaidade por alguns especialistas em marketing digital – e eu também acho.
Porém existem benefícios de ter um alto número de seguidores.
Instagram: qual o seu foco?
Isso quer dizer que muitas pessoas estão em uma louca corrida para aumentar o seu número de seguidores, mas não trazem nada de realmente relevante para o seu negócio.
Porém, o meu foco é impulsionar o seu trabalho de Arquiteto e te ajudar a conquistar novos clientes.
Por isso, hoje eu vou falar sobre como obter seguidores no Instagram e transformá-lo em uma máquina de vendas de projetos.
Muitos Arquitetos já usam o Instagram como uma rede social que traz visibilidade, mas a maior parte deles ainda está muito focada em trazer grandes números de pessoas para visualizar suas publicações e não se atém à qualidade das postagens e das pessoas que estão seguindo.
Hoje eu vou trazer algumas dicas especiais para você transformar seguidores no Instagram em clientes.
Instagram: seguidores podem ser clientes!
Um dos primeiros erros que a maior parte dos Arquitetos que estão nesta rede social fazem é acreditar que o aplicativo é apenas mais uma plataforma para postar algumas fotos de seus projetos.
Ela realmente serve para isso, mas será que essa é a única finalidade de conseguir seguidores no Instagram?
Se essa for a sua finalidade, você com certeza está caindo naquelas métricas de vaidade que eu citei anteriormente.
Você deve ter em mente que os seus seguidores do Instagram podem se tornar clientes se você tiver esse como o principal objetivo de suas ações.
Uma das principais formas de vender atualmente é construindo um bom relacionamento com seu público-alvo.
E o Instagram para Arquitetos, por ser uma ferramenta de contato muito fácil, permite a construção desse relacionamento de muito simples.
Além disso, existe uma vantagem muito grande em ser ativo nessa rede social: o seu sistema de buscas e hashtags.
Assim como o Facebook, o Instagram implantou o sistema de buscas por hashtags que foi criado lá no Twitter.
Isso permite que você possa pesquisar por determinados assuntos de forma fácil e rápida. Assim como você pode colocar suas publicações dentro destas pesquisas.
Qual tipo de cliente você quer no Instagram?
Vamos supor que você seja um Arquiteto especializado em projetos de acessibilidade para deficientes físicos.
Muitas das publicações que fará para seus seguidores no Instagram é falando sobre sua área de atuação.
Se você utilizar as hashtags corretas, todas as pessoas interessadas neste assunto encontrarão o seu trabalho e você poderá se tornar uma referência dentro do assunto acessibilidade.
E, como eu disse antes, muitos Arquitetos erram neste ponto.
Na busca por conseguir mais seguidores e mais clientes, a maior parte dos profissionais atira para todos os lados em busca de todo o tipo de público.
Uma estratégia que pode até te ajudar a conquistar seguidores, mas que dificilmente os transformará em clientes.
Como sempre digo, você precisa sonhar grande, mas começar pequeno. O que isso quer dizer?
Você deve parar de ser generalista e buscar todos os projetos possíveis no mundo.
Tenha um foco menor. Selecione um nicho de mercado e um público-alvo para que possa impactar uma quantidade menor de pessoas, mas com melhor qualidade.
Qualquer pessoa que seguir os passos essenciais do Arquiteto de Elite não terá dificuldades em conseguir seguidores no Instagram e transformá-los em clientes com as dicas que listarei abaixo!
7 dicas para conseguir seguidores no Instagram
Um perfil no Instagram bem construído para atrair as pessoas certas não terá dificuldades para vender os seus serviços como Arquiteto, mas você deve sempre lembrar que o foco dessa rede social não é na conversão de clientes, tanto que ela não permite a publicação de links.
O seu principal objetivo é construir um relacionamento e trabalhar sua marca pessoal.
Dessa forma, toda vez que você trouxer para seus seguidores a oportunidade de te contratar ou quando eles precisarem de um profissional da área, com certeza vão atrás de você.
Isso porque você será o Arquiteto referência que eles acompanham e querem contratar.
1 – Siga perfis interessantes
Seguir perfis interessantes para o seu nicho de mercado é o primeiro passo para conseguir seguidores no Instagram.
Isso te permite estar sempre por dentro do que está acontecendo no segmento e interagir com grandes nomes do mercado.
Dessa forma, você pode construir conteúdo mais relevante para seus seguidores pensando no que a concorrência ou referências estão fazendo.
2 – Use as hashtags certas
Como eu disse antes, as hashtags são uma das ferramentas mais importantes do Instagram.
Você deve buscar as melhores hashtags para as suas publicações para conquistar pessoas que estão interessadas em seu nicho de mercado. Isso faz com que você conecte possíveis clientes ao invés de conquistar seguidores no Instagram que não serão nada além de métrica.
O site Top Hashtags te ajudará na busca por grupos de hashtags relacionadas.
3 – Trabalhe marca pessoal
Os seus seguidores no Instagram estão interessados nos seus trabalhos, mas também estão interessados em sua personalidade.
Dê uma cara ao seu perfil e trabalhe a marca pessoal.
Isso cria uma humanização do seu trabalho como Arquiteto e faz com que as pessoas se sintam mais próxima.
No meu Instagram, por exemplo, as pessoas não enxergam apenas a PDK Consultoria (minha empresa), elas veem o Hamilton Salem.
4 – Crie um portfólio online
O Instagram para Arquitetos é uma das melhores plataformas para mostrar o seu trabalho e o portfólio de um Arquiteto.
Ele é completamente visual e tem um alcance incrível de pessoas.
Você pode usar esse potencial para criar uma espécie de portfólio de Arquitetura.
É claro que este não será o seu portfólio oficial, mas será uma boa apresentação para quem encontrar o seu perfil pela internet.
Você pode complementar este portfólio com um site profissional.
5 – Responda todos seguidores
Você já comentou na publicação de alguém que segue e admira e teve resposta? Essa é uma sensação incrível.
Nós nos sentimos tão próximos e tão conectados com aquela pessoa.
Se ela está vendendo algo que temos interesse, então, sentimos vontade de comprar naquele exato momento.
Isso também acontece com seus seguidores no Instagram.
Crie essa conexão respondendo todos eles em fotos, mensagens diretas etc.
Ah, e não precisa ser somente Instagram para Arquitetos ou de Arquitetos, saca?
Uma dica: eu já vi muita gente fazendo orçamento de serviços por ter respondido uma mensagem direta no Instagram.
6 – Curta fotos de outros perfis
Woody Allen diz que 80% do sucesso é aparecer.
E, para aparecer no Instagram, você precisa interagir com os outros perfis.
As hashtags te ajudarão com quem está procurando pelo assunto que você trabalha, mas curtir a foto dos outros perfis será muito relevante para que outras pessoas que estão apenas passeando pelo aplicativo te encontrem de forma natural.
7 – Comente em outros perfis
Além de curtir as fotos, uma das melhores formas de interagir com os outros perfis e conquistar seguidores no Instagram é comentando, mas nada de comentar pedindo troca de likes, seguir de volta etc.
Isso é coisa de adolescente.
Se você quer ser um profissional e atrair clientes de verdade, faça comentários relevantes para a publicação que está vendo.
8 – Dica bônus
É fato que o Instagram muda a cada dia e fazer um marketing que realmente funciona pode ser complicado para quem não usa a ferramenta na totalidade.
Por isso eu gravei um vídeo em que mostro os que funciona de verdade, baseado em princípios.
Assista e veja o que funciona de verdade ao fazer Marketing no Instagram:
Obter seguidores no Instagram não é a meta!
Eu já falei muito sobre isso no decorrer deste texto, mas acho que é importante reforçar.
Obter seguidores no Instagram nunca deve ser a sua meta.
Se o seu objetivo final for apenas conquistar seguidores e você não tiver uma estratégia para transformar esses seguidores em clientes, todo o seu trabalho cairá nas métricas de vaidade que citei logo no começo do texto.
Para transformar esses seguidores no Instagram em clientes, você pode adotar uma infinidade de estratégias, mas listarei algumas que já foram testadas e comprovadas:
- Colocar todas as informações de contato na biografia do perfil.
- Sempre colocar uma chamada para ação nas publicações.
- Fazer algumas postagens vendendo serviços como Arquiteto de forma indireta.
- Utilizar a mensagem direta como um canal de comunicação com cliente.
- Chamar os seguidores no Instagram para outras redes sociais.
- Criar vídeos e posts com objetivo de envolvimento para gerar valor.
- Criar ações para que seus seguidores te passem alguma forma de contato.
Essa são algumas estratégias simples de Instagram para Arquitetos, mas eficientes e que transformará os seus seguidores em clientes e o seu Instagram em uma máquina de vendas de projetos!