11 atitudes de um Arquiteto de Elite

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Ser um Arquiteto de Elite é uma tarefa que exige determinação, estratégia e planejamento. São muitas as coisas que um bom profissional deve fazer para se destacar no mercado e conquistar mais clientes.

Eu poderia escrever uma enciclopédia com essas atitudes.

Com a minha ideia é te ajudar, não te confundir, eu escolhi apenas 11 de todas essas estratégias para falar um pouco mais sobre cada uma delas.

Dessa forma, você conseguirá mudar o rumo de sua profissão com esses que são os itens essenciais para o sucesso!

Eu sugiro ler o texto completo, sem pular nenhum item, porque todas as partes se complementam, mas pode usar o sumário abaixo pra ir direto ao ponto desejado se quiser buscar algo separado após a leitura:

1 – Desenhar muito bem

Desenhar, projetar, muito bem é fator essencial para se tornar um Arquiteto de Elite.

Toda vez que falo sobre fatores que podem mudar o rumo da carreira, alguns Arquitetos ficam receosos e dizem que o segredo para atingir um patamar mais alto é desenhar bem. Eu concordo plenamente.

O desenho é a essência da sua profissão.

Você alguma vez na vida já conheceu algum Arquiteto de renome que não fosse muito bom em projetar? É impossível.

É como um advogado famoso que nunca conseguiu ganhar causa um cirurgião que nunca fez uma cirurgia. Mas, eu quero levantar um outro ponto no decorrer deste texto: saber projetar, apenas, te levará ao sucesso?

Por isso, neste texto, não vamos mais pensar na suas habilidades como único fator determinante para se destacar no mercado.

Para isso, proponho uma reflexão. Imagine os seus projetos como o produto que você vende. Se você não tem uma boa noção de empreendedorismo, planejamento e marketing, como esse produto chegará até o consumidor final?

Pense em cinco marcas grandes de qualquer segmento de mercado e verá que não é apenas o produto vendido por elas que fazem com que tenham se tornado referência. Todo o planejamento, publicidade etc. são parte dessa construção de identidade.

A partir de hoje, eu quero que você pense da seguinte forma: os projetos são parte do seu trabalho.

Chega uma hora que o profissional deve parar de estudar apenas Arquitetura e aprender também as estratégias para colocar todo seu conhecimento em prática.

As próximas 10 dicas para ser um Arquiteto de Elite são do ponto de vista de estratégias, não de qualidade do serviço. Então, reforce este primeiro ponto para os próximos terem ainda mais resultados.

2 – Ter um nicho de mercado

Os profissionais que se especializam em determinadas áreas e tem um público bem seleto conseguem cobrar mais, trabalhar menos e atingir o sucesso mais rápido. Pense da seguinte forma: quantos Arquitetos existem no Brasil?

A concorrência é grande.

Agora, quantos Arquitetos especializados em reforma de apartamentos para idosos? A concorrência diminui bastante.

Não tenha medo de escolher um nicho e perder clientes porque, quando você escolhe atuar em determinado nicho de mercado, você não se fecha aquela seleta parte da população em seu trabalho. Pelo contrário.

O seu nicho se torna o carro chefe de seu escritório, mas você atinge todos os públicos ao seu redor junto.

A ideia de escolher um nicho de mercado bem segmentado é conseguir se destacar em meio a tantos profissionais de um mesmo ramo.

Existem ótimos Arquitetos no mercado com dificuldades de conquistar clientes. Quando você entra em um nicho, você diminui a concorrência porque o profissional que escolhe um nicho de mercado é considerado especialista.

Dessa forma, as pessoas o veem como referência naquela área de atuação.

Para escolher um nicho de mercado, você precisa unir três pontos: paixão, habilidade e dinheiro. Isso significa que você deve encontrar uma área que gosta, que tenha conhecimento e que o público esteja disposto a pagar pelo seu serviço.

Ainda tem dificuldades em escolher um nicho de mercado? Assista este vídeo:

3 – Conhecer seu público alvo

Escolher um nicho de mercado não serve apenas pra te ajudar a diminuir a concorrência e se destacar rapidamente em um grupo.

Ele te ajuda em todos os pontos estratégicos que falaremos a seguir, começando pelo conhecimento do público alvo.

O profissional que escolhe um nicho de mercado bem fechado tem maior conhecimento de quem é seu público alvo e consegue vender mais serviços.

Isso porque conhecer o público alvo é o primeiro passo para traçar qualquer rumo de seu escritório de Arquitetura.

Quando fechamos em um nicho de mercado, conseguimos entender quais são as pessoas que compram nossos produtos e o que elas procuram.

O exemplo que dei anteriormente, reforma de apartamentos para idosos, é um nicho simples: pessoas acima de 60 anos que moram em apartamentos. Porém, somente essas informações te ajudam a aumentar a busca pelos serviços? Sim e não.

Sim porque você já tem uma breve noção de como conduzir seu negócio para atingir este público e não por não saber exatamente o que eles procuram.

Para resolver este problema e potencializar suas negociações, você pode realizar pequenas pesquisas, de forma física ou digital, com pessoas que estão dentro de seu público alvo. Isso serve para entender quais são os valores de seus clientes, o que é importante e, até mesmo, para saber se existe mercado.

Sabendo disso, você não venderá apenas projetos, mas também venderá sonhos.

Algumas plataformas digitais, como Survey Monkey e Google Docs, permitem fazer pesquisas na internet. Você pode utilizá-las pra facilitar esta parte.

E já adianto que, dentro deste universo de potenciais clientes, existem 3 tipos de clientes que todo Arquiteto vai ter. Descubra quais são neste vídeo e foque nos clientes tipo 2 e 3:

 

4 – Criar um planejamento estratégico

Você deseja ter sucesso e ser um Arquiteto de Elite. O que fará pra conseguir isso?

Muitos profissionais não sabem responder esta pergunta porque nunca pararam para pensar o que eles querem para a carreira.

O planejamento estratégico de sua profissão não precisa ser complexo, mas ele deve ser montado. Pode ser no computador, no papel e, até mesmo, na sua cabeça. Não importa a forma.

O que importa é que o planejamento deve ser feito.

O Arquiteto de Elite que consegue ter sucesso sabe onde quer chegar. Ele deseja ser referência em seu campo de atuação e precisa saber o que fazer para conquistar isto.

Esse é o papel do planejamento.

Ele ajuda definir quais rumos você deverá seguir na sua carreira e fazer escolhas mais assertivas.

Quando construímos esse tipo de estrutura, nós temos uma ideia melhor de como nosso escritório de Arquitetura funcionará, quantos clientes serão atendidos por mês, qual a receita, os custos, as formas de divulgação, o público etc.

Dessa forma, você tem um controle muito maior de seu negócio.

Vale lembrar que o planejamento estratégico não é sinônimo de que o Arquiteto de sucesso não terá problemas no meio do caminho. Afinal, as adversidades sempre aparecem. Porém, ele te deixará mais bem preparado para estas situações.

5 – Definir uma estratégia de comunicação

Tendo um nicho de mercado, o conhecimento do público alvo e o planejamento estratégico prontos para virar se tornar um Arquiteto de Elite, o próximo passo é definir de quais formas você se comunicará com seus clientes.

Se o seu público alvo não tem costume de ler jornais, por exemplo, de que adianta criar anúncios nessas mídias? Você precisa conhecer o comportamento do cliente através da análise de público alvo e criar uma boa estratégia de comunicação.

Porém, existem certas estratégias digitais que são indispensáveis para qualquer nicho de mercado atualmente. Elas são tão importantes que são os próximos tópicos deste artigo.

Um exemplo de como muitos profissionais traçam estratégias erradas: muitos criam panfletos para divulgar seu trabalho, entregam indiscriminadamente nas ruas e não têm retorno. O dinheiro investido nessa forma de comunicação poderia ser usado para desenvolver um anúncio segmentado na internet e atingir seu público alvo de forma certeira e ter muito mais resultados.

O Arquiteto de sucesso define todos os passos de sua comunicação, desde quais mídias que ele precisa utilizar para atingir o público alvo e até a linguagem utilizada. Dessa forma, ele consegue um contato mais direto com seu cliente.

6 – Ter um site / blog profissional

No item anterior, eu não disse que algumas estratégias digitais são tão importantes que mereceriam tópicos próprios? Esse é o caso dos sites e blogs profissionais.

Porém, antes de tudo, eu quero que você entenda a diferença entre os dois de forma básica:

  • O site é uma estrutura estática com páginas definidas e ligadas através dos links. Ele funciona como uma lista de páginas que são interligadas.
  • O blog é uma estrutura atualizável e com interação com o público alvo. Ele traz conteúdo, com opiniões e dicas do autor, organizado de forma orgânica.

Essa é uma explicação bem superficial para você entender a diferença de estrutura destes dois modelos. Esse artigo, por exemplo, está hospedado em um blog.

Se você me perguntar qual desses dois é mais importante, eu direi que é uma pergunta difícil de dizer, mas, de primeira, eu digo que o blog é mais relevante como estratégia de comunicação por falar diretamente com o seu público alvo e ter um papel mais interativo que os sites.

Porém, para escritórios de Arquitetura, ter um site institucional também é importante para trazer credibilidade.

Se você quer ser visto como autoridade e ser um Arquiteto de Elite, eu sugiro fazer primeiro blog onde você pode criar conteúdo para seu público alvo.

Dessa forma, você começará a conquistar relevância entre seus clientes e ganhar posicionamento nas pesquisas do Google.

Blogs bem organizados e com aparência profissional dispensam os sites estáticos. Então, invista bem neste primeiro passo para saber se o segundo será necessário.

7 – Ser presente nas redes sociais

Outra estratégia digital que merece um destaque é a participação ativa nas redes sociais.

Um estudo recente mostra que mais da metade dos brasileiros que acessam a internet diariamente passam mais de cinco horas conectados.

E outro estudo diz que uma parcela muito parecida acessa as redes sociais ao menos uma vez por dia.

Esses espaços já se tornaram importantes para boa parte da população e você precisa estar lá se deseja ser um Arquiteto de Elite.

Sabe aquela velha frase: quem não é visto não é lembrado? Esse é o papel das redes.

Uma conta profissional no Instagram onde publica conteúdo para o público alvo, uma conta no Twitter para se relacionar de forma mais rápida com o nicho de mercado e canal no Youtube para produzir material relevante são obrigatórios para o arquiteto ter sucesso.

O Youtube, por exemplo, já é o segundo maior buscador da internet, perdendo apenas para o Google. Você PRECISA estar lá!

Ter uma participação ativa nessas redes faz com que o seu trabalho seja visto por um número maior de pessoas.

Pesquise os Arquitetos famosos que você se inspira e verá que eles sempre mantiveram contato forte com seu público alvo. Na atualidade, as redes sociais são a melhor estratégia para isso.

Antigamente, dizíamos que, se não está na internet, não existe. Hoje, está frase é ultrapassada e podemos dizer que, se não está no Facebook ou Instagram, não existe. Por isso, um Arquiteto de Elite deve dar muito valor a essas ferramentas em suas estratégias.

E se hoje você usa redes sociais e não consegue vender por elas, talvez esteja cometendo este erro:

8 – Criar uma lista de e-mails

Com tantas formas de comunicação, muitas pessoas se esquecem do e-mail e veem essa ferramenta como uma forma de comunicação antiga. Um erro muito banal.

O e-mail é uma das melhores formas de comunicação por alguns motivos:

  • Você não troca de e-mail tão rápido quanto de rede social favorita
  • Mesmo que a pessoa não acesse a caixa de e-mail no dia do envio, ela verá posteriormente
  • A caixa de e-mail é seu local mais íntimo na internet. Quando o cliente te convida para este espaço, ele está interessado no que você pode oferecer

Existem diversas estratégias para criar uma lista de e-mail.

Você pode desde captar o e-mail das pessoas através de uma simples caixa para assinar sua newsletter e também pode oferecer algum tipo de conteúdo exclusivo para quem assina a lista de e-mail.

Eu, por exemplo, trabalho com lista de e-mail e pra conquistar a confiança dos Arquitetos que ainda não me conhecem, eu criei alguns materiais como:

Como pode ver, é um conteúdo em vídeo que vai realmente ajudar os Arquitetos!

Com uma lista de e-mails, você deve manter um contato efetivo com seu público.

Oferecer conteúdo exclusivo, promoções atraentes e oportunidades únicas é uma forma de conquistar a ainda mais a confiança e transformar os assinantes de sua newsletter em clientes.

9 – Ter um bom relacionamento com o público

Você já deve ter reparado que todos os itens de divulgação que citei aqui são voltados ao relacionamento com o público alvo.

Isso porque é de extrema importância estar em contato com as pessoas que podem se tornar seus clientes.

Frequentar os eventos sociais de seu nicho de mercado, por exemplo, é uma forma para conhecer os anseios de seus clientes e construir um ótimo networking profissional.

Assim como é importante, também, participar de grupos nas redes sociais.

Essa é uma estratégia promocional que tem um resultado lento, mas muito efetivo. Já que, quanto maior o seu relacionamento com o nicho de mercado, mais conhecido por ele você será.

E, com o passar do tempo, se torna uma referência.

Um Arquiteto de Elite deve construir um networking para trazer cada vez mais clientes ao seu escritório.

Esse networking pode acontecer de forma natural ou através das parcerias, assunto do próximo tópico!

10 – Desenvolver parcerias

As indicações e parcerias são as formas mais usuais de trazer público para o seu escritório. Quando os clientes chegam através das indicações, eles já têm boas recomendações do seu serviço e têm uma maior pré-disposição de te contratar.

Claro, tem o lado ruim da coisa: eles já sabem seu preço e você não tem controle de quem vêm.

Porém, as parcerias te ajudam a conquistar essas indicações de forma mais eficaz.

Procurar profissionais de áreas diferentes, mas que têm o mesmo nicho de mercado proporciona bons resultados na sua carreira como Arquiteto de Elite.

Essas parcerias podem ocorrer de muitas formas, desde a simples troca de indicações até a construção de produtos e serviços juntos.

No exemplo do Arquiteto que trabalha com reforma de apartamentos para idosos, ele pode se unir a um geriatra para desenvolver uma palestra sobre os riscos de morar sozinho após determinada idade e os riscos dos acidentes domésticos em uma casa mal preparada.

Essas parcerias de diferentes formas ajudam na construção de sua marca pessoal como arquiteto de sucesso.

11 – Produzir conteúdo para o público alvo

Antes de te falar sobre essa estratégia, eu quero dizer algo importante. Na atual época que vivemos, a era da informação, o conhecimento é o que mais dá dinheiro.

Por isso, a criação de conteúdo para o público alvo é um dos itens mais importantes. Deixei-o por último para que você já chegasse aqui com maiores ideias de empreendedorismo e transformação da carreira.

Escrever artigos em blog, publicar um livro para o nicho de mercado, gravar vídeos com conteúdo que ajudam seus clientes, ministrar palestras com bom conteúdo etc. mostram o seu conhecimento sobre o assunto e fazem com que você se torne conhecido dentro do mercado.

Pegue diferentes áreas de trabalho, não só a Arquitetura, e analise os profissionais com maior nome no mercado. Você verá que, basicamente, todos eles oferecem algum tipo de conteúdo voltado para o seu nicho de mercado.

E se você analisar com calma suas carreiras, verá que eles não passaram a produzir esses materiais somente depois da fama. Eles, na verdade, já faziam este tipo de trabalho antes.

Com o reconhecimento, o alcance e a relevância desses conteúdos foram se tornando maiores.

Pronto para ser um Arquiteto de Elite?

Uffa! São muitas dicas em pouco tempo. Mas, o conteúdo que está neste artigo é valioso demais.

Muitas pessoas aproveitariam todo este conteúdo que escrevi aqui para transformar em um pequeno e-book e vender, mas eu decidi disponibilizar de graça pra você!

O que eu quero com este texto é que você quebre muitas barreiras e dê os primeiros passos empreendedores para se tornar um Arquiteto de Elite. Pela minha experiência em consultoria de negócios para Arquitetos, eu sei que, apesar de simples, a maioria ainda não utiliza essas estratégias.

Espero que você coloque todas elas em prática o quanto antes!

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Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
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