Você já pensou que é possível vender mais sem que você precise gastar mais dinheiro? Eu não sei se isso já passou pela sua cabeça, mas, acredite em mim: é um caminho completamente viável e que vai transformar sua visão sobre os negócios.
E quando eu falo sobre vender mais sem aumentar o investimento, eu não tô falando de dicas mirabolantes e promessas infundadas de gurus. Eu falo sobre estratégias de marketing elaboradas e estudadas nas últimas décadas, mas que, muitas vezes, não chega aos pequenos e médios empresários.
Por isso, a minha proposta com este artigo é que você tenha acesso a essas estratégias de um jeito simples e acessível pra que possa escalonar o seu negócio de um jeito muito mais sustentável!
Entendendo como vender mais e melhor
A primeira coisa que você precisa entender é que pra vender mais reduzindo os seus custos, você precisa também aprender como vender melhor. E quando falo em vender melhor não é sobre as táticas usadas durante a negociação, mas como tirar o melhor proveito de cada um dos seus clientes.
Pense bem, cada cliente tem um custo médio de aquisição. Em alguns negócios, esse custo médio costuma ser muito alto. Então, por que ter todo esse esforço para fazer apenas uma venda?
Quando você entende essa dinâmica, você se torna capaz de fazer vendas com custos cada vez menores. E quanto mais vezes você conseguir vender para um mesmo cliente, mais você ganhará a cada venda.
Existe uma métrica chamada Life Time Value. Ela é responsável por dizer quanto dinheiro o seu cliente gastou com o seu negócio ao decorrer da vida. Quanto mais dinheiro ele gasta com o passar do tempo, maiores são os seus lucros porque você dilui cada vez mais o seu custo de aquisição de clientes.
Como vender mais sem gastar mais?
Agora que você já sabe qual é o princípio pra que você possa vender mais sem aumentar o investimento, eu vou te apresentar três formas diferentes de trabalhar os clientes que você já captou pra aumentar seus resultados.
Fazer vendas para sua atual base de clientes
A primeira das dicas é a mais simples e básica, mas a maioria dos pequenos empreendedores ainda não aplica.
Se é muito mais barato vender pros seus atuais clientes, por que você ainda não faz isso? Se até multinacionais bilionárias adotam essa estratégia, mesmo podendo gastar rios de dinheiro com marketing, por que você deixa essas oportunidades passarem?
Faça campanhas e ações voltadas para sua base de clientes. Isso estimula as pessoas a comprarem seus produtos ou contratarem os seus serviços novamente. Não espere que os clientes voltem pra você. Seja proativo e faça eles voltarem.
Aumentar o valor da venda no ato da compra
Você já ouviu falar em upsell? Essa é uma estratégia pra vender mais que você já deve ter “caído” várias vezes na vida, mas nunca implementou no seu negócio.
O princípio dessa estratégia é fazer o cliente comprar algo a mais no ato do pagamento. Sabe quando você vai ao fast food e oferecem batata grande por mais um real? Ou quando tá comprando um tênis e te oferecem um par de meias no caixa?
Isso é o upsell. E você pode trazer essa estratégia para o seu negócio. Pense sempre em produtos e serviços simples, mas de alto valor pro seu cliente.
Fazer uma venda menor pra quem não comprar
O oposto do upsell também pode te ajudar a vender mais. O downsell é uma estratégia tão simples quanto e que aumenta muito as suas vendas.
A ideia aqui é oferecer um produto mais barato pra quem não comprar de você. Na recusa, você apresente uma solução mais simples e barata para o cliente.
Essa estratégia é muito eficiente porque ela parte do princípio de que nem todos que chegarão ao seu negócio serão seus clientes. E você precisa ter essa clareza.