Quando a gente fala sobre ganhar mais dinheiro com arquitetura, muitos profissionais associam automaticamente a vender mais ou subir os preços dos seus serviços. Mas existem muitos caminhos pra você aumentar os seus ganhos.
É bem verdade que alguns deles passam por subir os preços (caso você esteja cobrando errado) ou conquistar clientes (se você ainda não consegue um bom fluxo de pessoas pro seu negócio), mas a verdade é que a maioria dos arquitetos erra ao não seguir essas três dicas que vou contar neste artigo.
Então, antes de sair por aí desesperado procurando dicas de aumentar vendas, trazer mais pessoas ou como subir os preços sem deixar os clientes incomodados, presta atenção nas três dicas a seguir e tenha certeza que você está seguindo todas elas.
#1 Preço de tabela nivela o seu trabalho por baixo
O erro de muitos arquitetos é vender o seu serviço pensando em preços de tabela pré-definidos pelo mercado. Seja tabelas de sindicatos ou de metro quadrado, quando você escolhe se precificar dessa forma, você está tratando seu serviço como commodity.
Commodity é aquele tipo de produto que o preço é tabelado pelo mercado e tanto faz de quem você compra. A saca de café é um exemplo de commodity. O produtor faz o café e vende pelo preço do mercado. Mas a arquitetura não funciona dessa forma.
O seu trabalho, seu conhecimento, não pode ser tratado como uma commodity. Afinal, se for pra ser tratado desse jeito, por que seu cliente deveria comprar de você e não da concorrência?
Comece a precificar o seu serviço pelo que você entrega. Não por horas trabalhadas, preço do metro quadrado ou qualquer outra padronização do mercado. Cobre o preço pelo que você oferta ao seu cliente.
#2 Quem aceita todos clientes não ganha dinheiro com arquitetura
Uma lenda muito popular na sociedade como um todo é que quanto mais clientes você tiver, mais dinheiro você ganhará. Isso é verdade pra quem vende produtos em larga escala, como um fast food ou uma loja de departamento, mas a gente não pode usar o mesmo critério pra falar de arquitetura.
Se você quer realmente ganhar dinheiro com arquitetura, você precisa escolher os seus clientes. Você precisa saber quando dizer NÃO e reconhecer os clientes errados, aqueles clientes que só atrasam o seu negócio.
E acredite em mim: é bem provável que a maioria dos seus clientes atuais estejam atrapalhando o seu negócio.
Existe um princípio econômico chamado de Pareto. Ele também é reconhecido pela regra 80/20. O que diz essa regra? Que 20% dos seus esforços são responsáveis por 80% dos seus resultados. Ou seja, apenas 20% dos seus clientes lhe trazem retorno de verdade.
É importante que você saiba identificar quais são esses clientes pra poder abrir mão dos outros e buscar cada vez mais clientes como esses que estão trazendo resultado pro seu trabalho como arquiteto.
#3 Você pode vender mais de uma vez pro mesmo cliente
Quantas vezes um cliente contrata o seu serviço? A maioria dos arquitetos com quem tive contato na vida só conseguia vender uma vez pra cada cliente. E um dos segredos pra ganhar mais dinheiro com arquitetura é aumentar o quanto o cliente gasta com você ao longo da vida.
Você tem um custo pra atrair cada um dos seus clientes. E quanto mais vezes você vende pra um mesmo cliente, mais você reduz esse custo e aumenta a lucratividade do seu negócio. Essa é uma dica tão simples, mas que é bem provável que você não esteja seguindo.
E não estou falando apenas de voltar a vender um novo projeto pra esse cliente daqui anos. Estou falando de aumentar as vendas a curto e médio prazo, como vendendo acompanhamento de obra, pequenos upgrades e serviços complementares ao seu serviço principal.