Hamilton Salem

Como atrair clientes para sempre no seu negócio!

1 email por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais…
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.

Você está insatisfeito com os clientes que atende? Tem muito esforço gravando vídeo, fazendo publicações, sendo presente nos stories e tudo mais que os gurus dizem que você precisa fazer nas redes sociais, mas, ainda assim, sente que tem todo esse esforço apenas para atrair clientes não qualificados?

Se você está nessa situação, é bem provável que você esteja insatisfeito com o perfil do seu mercado, que está prostituido, ou até mesmo com o tipo de cliente que está disponível nesse mercado, que não valoriza o seu trabalho. Estou certo?

Isso até pode ter um fundo de verdade, mas, deixa eu te contar uma coisa: ficar repetindo esses clichês não vai resolver o seu problema. Com esse artigo, eu quero te ajudar a atrair clientes com muito mais potencial e essas estratégias trarão clientes qualificados para sempre.

Vamos repensar as formas de atrair cliente

Há alguns anos, lá pelo final de 2016, eu dei consultoria para um grande player do mercado digital. Ele era uma referência na sua área de atuação, muito relevante, mas ele também estava insatisfeito com os clientes que seu negócio atraia.

Numa reunião com toda a equipe, eu perguntei quem era o público do negócio dele. Na hora, esse cliente começou a desenhar seu público cheio de informações. Sabe aquele desenho de avatar que aprendemos durante a vida? E eu perguntei: “mas quem é o cliente que você gostaria que comprasse o seu produto?”

Essa pergunta fez toda a equipe parar para pensar. E levou alguns minutos até que conseguissem responder. A parte mais curiosa é que esses clientes que eles gostariam de trabalhar era completamente diferente do desenho de avatar que tinham feito.

Isso acontece porque a gente pensa em qual o cliente ideal para o nosso negócio ou para o nosso produto, mas o cliente precisa ser ideal para nós. Nada é pior do que perder tempo com aquele cliente completamente desalinhado com nossos propósitos que parecem sugar as nossas energias.

Eu bebo muito café diariamente. E considero o processo de atrair clientes igual ao de fazer café. Eu tomo qualquer café que aparecer pela frente. Eu sou quase um viciado, mas até o melhor café do mundo precisa de um filtro. Você pode ter um café de R$500 o quilo, mas ele ficará horrível se você não passar por um filtro.

            Muita gente busca reconhecimento, mas não tem como ter reconhecimento se você atrair os clientes ideais!

Atingir os clientes desqualificados te coloca num péssimo patamar no mercado porque ele faz a pior coisa que um cliente desqualificado pode fazer: te indicar. Um cliente desses te indica para outros clientes iguais.

Dicas para atrair clientes em 3 passos

A primeira coisa que você precisa ter é clareza. Como eu disse antes, o cliente ideal é para você. O cliente não precisa ser ideal para o seu negócio ou para o seu produto. Você precisa olhar para o cliente e ter clareza de quem ele é.

Essa clareza vai te ajudar a entender o que chama a atenção do cliente. E marketing é sobre chamar atenção. É sobre fazer brilhar os olhos do cliente. Quando você descobre aquilo que chama a atenção, é nesse momento que começa a sua estratégia.

O que você precisa fazer para chamar a atenção do seu cliente ideal? É isso que você vai fazer. Seja nas suas redes sociais, artigos, vídeos etc.

A partir do momento que você consegue a atenção, você precisa tirar essa pessoa das redes sociais. As redes são uma verdadeira guerra por atenção. Da mesma forma que você consegue atrair clientes, você pode perder essa atenção. Você deve levar para um lugar seguro e controlado onde você quem manda. Pode ser um site, lista de e-mail, WhatsApp ou qualquer outro lugar que você consiga controlar.

Só depois desses passos é que vem a oferta. E pense bem: oferta não é apenas chamar o cliente para comprar de você. A oferta é explicar para o seu cliente porque você é a melhor opção, porque o seu produto é a melhor opção e cada um dos passos anteriores já te ajudou a construir isso no seu cliente.

Cada um desses passos que estamos falando aqui é um filtro. Assim como o café. A gente vai melhorar a qualidade do nosso café. Ou seja, vamos construir um filtro para atrair clientes ideias para os nossos negócios.

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim informativo semanal para receber 1 e-mail por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais.
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.
Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
Hamilton Salem

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim informativo semanal para receber 1 e-mail por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais.
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.
©2024 Hamilton Salem. Direitos Reservados.

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim semanal para receber 1 e-mail por semana sobre vendas online, marketing e lifestyle.
Apenas 1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.