Se tem uma coisa que todo empreendedor procura é como aumentar as vendas. E sempre que falamos sobre esse assunto, surgem milhares de pessoas dizendo que você precisa investir em anúncios, você precisa trazer mais pessoas, você precisa fazer parceria com influencers etc. O que não faltam são palpites.
Mas a verdade é que existe um único elemento capaz de aumentar as vendas sem precisar de todas essas dicas. Um elemento que, sozinho, é capaz de impulsionar as vendas do seu negócio sem aumentar o seu investimento. Esse elemento é a conexão!
Diariamente, são publicadas mais de 60 bilhões de mensagens na rede social. Quando você faz um post, publica um vídeo ou tenta engajar com o seu público, você é apenas mais uma dessas mensagens entre tantas. E se você quer realmente chamar a atenção do seu público, você precisa se destacar. A única maneira de fazer isso é estabelecendo uma conexão.
Essa é uma parte tão importante que, dentro do Método SALEM (o meu método de vendas na internet), os elementos de conexão são o primeiro passo para construir sua estrutura de vendas. E um destes elementos se destaca. As histórias!
Não basta sair por aí construindo um storytelling vazio, cheio de hacks e gatilhos mentais pra vender, mas que não conectam com o seu público. Por isso, hoje, eu separei dois modelos de história que serão essenciais para você se conectar com o público e aumentar as vendas.
Duas histórias para aumentar as vendas
1 – A história do seu negócio
A primeira dessas histórias é a história do seu negócio. A sua história. Como você chegou onde está hoje. Mas, presta atenção. Quando eu falo sobre contar a sua história, eu não falo apenas de fazer isso numa carta de vendas ou um post nas redes sociais. Eu falo sobre trazer isso em tudo que você faz.
Quando você conta a sua própria história para os clientes, eles se conectam com você. E quem não se conectar é porque não faz parte do seu público-alvo.
Eu, por exemplo, sou consultor de marketing para negócios. E alguns dos meus principais valores giram em torno da minha família e liberdade. Já perdi muito tempo atrás de dinheiro. Hoje, eu quero aproveitar as pessoas que eu amo.
As pessoas que estão apenas atrás da ganância e ostentação (o que não tem nada de errado) não vão se identificar comigo porque esse não é meu perfil. Mas aqueles que empreendem em busca de construir uma vida mais livre, com propósito e pela oportunidade de passar mais tempo com a família, vão se enxergar no que eu faço.
Contar a sua história é uma forma de filtrar os clientes pelos valores e aumentar as vendas com quem busca os mesmos valores que você.
2 – A história do seu serviço
Depois que a pessoa se conecta com a sua história, o próximo passo é que ela compre o que você está vendendo. E para você fazer isso, você precisa contar a história do seu produto.
Esse passo deve ser feito num ambiente controlado. Fora das redes sociais. Seja num e-mail, conversa por Whatsapp ou uma reunião. O importante é que seja um espaço sem distrações e que você possa comandar a narrativa.
Você não vai contar a história da criação do seu serviço, mas como ele é importante, quais problemas vai resolver, como ele já ajudou outras pessoas com dores semelhantes. Às vezes, a história do surgimento do seu trabalho tem esses elementos e pode ser que essa seja sua história.
Como a pessoa já comprou seus valores e suas ideias, esse é o momento em que ela compra o seu serviço. É o momento de você usar a conexão que já foi estabelecida para aumentar as vendas!