Como Calcular Preços Rentáveis para Seus Serviços: O Guia Definitivo para a Precificação de Serviços para Clientes
Calcular preços certos para seus serviços pode ser um desafio, especialmente se você é um autônomo recém-chegado no mercado. Na melhor das hipóteses, você coordena a precificação de serviços para que incorpore custos, aumente sua margem de lucro, mas ainda atenda às expectativas do seu cliente. Por outro lado, definir preços baixos demais pode dar a impressão de que seus serviços são inferiores à qualidade esperada e, mais importante, prejudicar sua lucratividade.
Aprenda a Calcular o Preço Justo
Sabendo as nuances de como calcular o preço de seus serviços de maneira correta, você pode maximizar a procura por seus serviços e ainda lucrar bastante com suas finanças. Assim, neste guia completo sobre precificação de serviços para clientes, você conhecerá os principais pontos sobre como calcular para atingir tornar seus serviços rentáveis de maneira inteligente.
Fator 1: Custos
O primeiro passo para calcular o preço de seus serviços de maneira rentável é considerar seus custos. Esses custos podem variar, dependendo do serviço prestado. Pode incluir materiais, software, ferramentas ou outros custos diretos ligados ao serviço em questão. Você deve levar em conta não apenas os elementos imediatamente óbvios, mas também aqueles que assim não se apresentam. Por exemplo, se você for freelancer e estiver prestando serviços remotamente, considere também custos de manutenção de hardware e servidores, taxas mensais de software e outros custos adicionais de suporte que possam surgir.
Fator 2: Tempo
Além dos custos diretos, seu preço deve levar em consideração quanto tempo você gasta para concluir o trabalho. Ao calcular o tempo, você deve considerar não apenas o tempo dedicado à execução efetiva da tarefa (aka o tempo de trabalho real), mas também o tempo gasto para outras tarefas relevantes, como entrevistar clientes, documentar informações, desenhar wireframes, criar protótipos e outras questões relacionadas. Além disso, considere também tempos adicionais necessários para ajustes e melhorias ao longo do processo como um todo.
Fator 3: Preços de Mercado
Uma vez que tenha em mãos os custos e o tempo necessários para concluir o serviço, o terceiro fator que deve ser levado em conta é o preço de mercado. É importante conhecer os preços praticados pela concorrência, pois isso dará a você uma boa referência para saber se seus preços estão no alvo. Uma boa maneira de encontrar esse tipo de informação é estudar às ofertas de mercado e tentar fazer orçamentos com outros serviços similares para verificar, aproximadamente, qual é a faixa de preço de mercado atual.
Fator 4: Qualidade
Além dos custos, tempo e preço de mercado, leve em conta também a qualidade de seus serviços. Não subestime a toa o valor que você adiciona ao seu trabalho. Certifique-se de que seus serviços estão à altura da qualidade esperada por seu cliente. É importante estar ciente das ferramentas e processos que você usa em seus trabalhos, pois isso ajudará a justificar qualquer reivindicação de custos e até mesmo aumentar sua rentabilidade.
Como Calcular Um Preço Rentável De Fato
Agora que você sabe as diversas variáveis a serem consideradas sobre precificação de serviços, você está pronto para calcular o preço de seu serviço de maneira prática. Aqui listamos algumas dicas simples que você pode ter em mente para calcular um preço de serviço que seja rentável:
1. Geralmente os preços maiores são melhores
Não tenha medo de variar seus preços e subir se eles ainda estiverem abaixo da média. Quanto maior for o preço, mais lucrativo seu serviço será. Se você percebe que há muita concorrência em seu nicho e deseja diferenciar-se, o aumento de preço pode ser uma ótima maneira de fazê-lo.
2. Assegure-se de que seus serviços atendam às expectativas de qualidade do cliente
Embora o preço seja certamente um fator importante a considerar na precificação de serviço, é igualmente importante ter certeza de que seus serviços irão gerar os resultados esperados. Assim, é importante dedicar parte significativa do tempo às entrevistas com clientes e questionários de avaliação de produtos para se certificar de que seus serviços atenderão às expectativas de qualidade esperadas.
3. Considere se preço X tempo = rentabilidade
O tempo gasto para concluir um serviço também desempenha um papel importante na precificação. Se você tomar mais tempo em determinada tarefa, precisará repassar o custo aos seus preços. Por outro lado, quanto menos tempo dedicar, mais rentável poderá ser o serviço. Portanto, considere como gastar seu tempo sabiamente para buscar maior rentabilidade.
4. Seja flexível com preços especiais
Às vezes pode ser uma boa estratégia para atrair novos clientes conceder preços especiais ou promoções para serviços. A razão para isso é simples: parcerias a longo prazo ou quaisquer outras oportunidades de negócios adicionais tendem a aparecer nos primeiros estágios do relacionamento com o cliente. A margem de lucro pode variar, mas ofertar preços especiais às vezes pode ser uma boa maneira de fornecer ao cliente certa segurança de que seus serviços valem a pena.
5. Não ofereça descontos demais
Embora você possa ser tentado a fornecer descontos para obter mais negócios, tenha em mente de que essa tática pode ser contranatutal em termos de rentabilidade. Oferecer descontos às vezes se mostra eficaz para alcançar vendas, mas, cedo ou tarde, essa estratégia pode se mostrar perigosa.
Conclusão
Aprender a precificar serviços de maneira correta requer prática, paciência e disciplina. Embora o cálculo de um preço perfeito para seu serviço possa levar algum tempo, tenha certeza de que, ao incorporar os fatores descritos neste guia, você definirá preços certos que sejam favoráveis para sua rentabilidade. Se ainda tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato comigo, que terei o maior prazer em ajudar você na precificação de serviços para seus clientes.