Criar conteúdo incrível é o desejo de todos que trabalham com redes sociais. Seja você um empresário, profissional liberal ou sonha em trabalhar com conteúdo nas suas redes. Todo mundo quer se destacar produzindo um material que faça o público ficar de queixo caído.
O problema é que tem muita gente produzindo conteúdo de altíssima qualidade, mas que não traz o resultado esperado. Você mesmo deve conhecer muita gente que se esforça pra criar um conteúdo muito bom nas redes, mas não consegue alcançar os objetivos.
Você talvez esteja nessa posição hoje. Talvez esteja fazendo muito conteúdo, produzindo e publicando todos os dias, mas não consegue engajamento, não transforma seguidores em clientes ou acha que as pessoas não estão interessadas no que você tem a dizer. Se você se sente nessa posição hoje, esse artigo é pra você.
Criar conteúdo pensando em marketing
Um dos grandes problemas de criar conteúdo para redes sociais é que a gente é bombardeado diariamente por muitos gurus e especialistas ensinando quais são os grandes truques para fazer o seu conteúdo bombar.
São gatilhos mentais, investimento em anúncio, reciclar um vídeo em várias redes, remarketing, funil de vendas etc. São muitas dicas. E, sinceramente, é impossível aprender tudo isso quando está começando nessa área.
E o que acontece: nós focamos tanto nessas dicas de marketing digital que esquecemos que marketing é marketing, independentemente se ele está digital ou offline. Por isso, se você quer criar conteúdo incrível para sua audiência, você tem que voltar a três pontos cruciais que aprendemos com o marketing.
3 bases para criar conteúdo
O seu conteúdo tem que ser bom pra quem?
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que seu conteúdo não tem que ser bom para você. Você deve criar conteúdo bom para o seu público. Caso contrário, você vai ficar fazendo, fazendo e fazendo, mas nunca atingindo as pessoas certas. Você estará super satisfeito com o que produz, mas extremamente infeliz com o resultado.
Existe uma linha tênue que permite criar conteúdo do jeito que você gosta com uma forma que o seu público consome. E você precisa entender qual é essa linha!
Para qual rede social você vai produzir?
Existe uma tendência de pessoas ensinando criar conteúdo para uma única rede e adaptar para as outras, mas isso é como jogar futebol e, no meio da partida, mudar as regras para basquete.
O ideal é que você faça o conteúdo sempre pensando nas redes certas. Um mesmo conteúdo pode ser usado em várias redes, desde que criado com suas devidas características.
O que você quer que o seu público faça?
Esse é o erro da maioria das pessoas. Não basta só criar conteúdo, você tem que saber qual o seu objetivo com ele. Deseja comentários, curtidas, compras, mensagens? O que você quer que seu público faça depois de ler?
Responder essa pergunta lhe ajuda a entender em qual rede social aquele conteúdo será publicado e como você criará tudo.