Você quer aprender como vender todos os dias e nunca mais ficar sem clientes na vida? Acredite, você pode construir uma máquina de vendas que trabalha sozinha para o seu negócio funcionar, mas não é como os gurus do marketing digital estão lhe ensinando.
A maioria das pessoas que ensinam como vender todos os dias na internet esquece de falar que esses métodos precisam investir muito tempo, ou dinheiro. Quando você vende, você precisa entregar. E para vender cada vez mais nesses modelos que estão lhe ensinando, você precisa se dedicar cada vez mais às vendas. E você precisa dividir seu tempo entre vender e entregar. Principalmente quando falamos de prestadores de serviços.
Mas, hoje, eu quero lhe mostrar que você não precisa seguir esses modelos. Eu quero lhe mostrar como criar uma máquina de vendas que atenda a sua necessidade sem precisar se matar de trabalhar.
A máquina de vendas precisa fazer sentido pra você
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a estrutura de vendas precisa fazer sentido pra você. A estrutura que os grandes gurus ensina funciona, mas para eles. Quando você tenta trazer isso pra sua realidade, ela não faz tanto sentido.
Muitos dizem que você precisa postar um vídeo todo dia se quer vender, por exemplo. Mas e se você não for muito bom diante das câmeras? E se você não tiver tempo pra editar? E se você não tiver uma câmera boa?
Outros vão dizer que você precisa disparar um e-mail para sua base diariamente. Mas e se você não for um bom copywriter? E se você ainda não tem uma boa base leads? E se você não gosta do modelo de e-mail?
Por isso, você sempre precisa perguntar se esse modelo faz sentido pra você. Com a estrutura que eu vou lhe ensinar, você pode construir uma máquina de vendas que se adapta às suas necessidades.
Como criar a máquina de vendas
Sabendo o que se encaixa na sua rotina e como você deseja vender, você pode criar uma estrutura básica que funcione como uma máquina de vendas. E pra construir essa estrutura, você precisa dessas cinco etapas:
- Strcuture – Uma estrutura mínima para você vender. E não é estrutura pensando em ferramentas. Estou falando realmente do básico. Conhecer qual é a sua audiência, que mensagem você deseja transmitir e qual a sua oferta. Isso determinará toda sua máquina de vendas.
- Automation – Você precisa entender qual o seu fluxo de clientes. O que eles fazem até comprar de você? Quais são os pontos de contato? Como eles te conhecem? É importante entender esse fluxo para replicar esse processo de um jeito automatizado, ou semi automatizado.
- Leads – O lead é o primeiro contato das pessoas com você. Quando você chama a atenção de alguém e ela passa a conhecer o seu trabalho. Está curioso pelo que você tem a dizer.
- Engagement – Após esse processo de curiosidade, você precisa despertar o interesse de compra. Pode ser com um fluxo completamente automatizado, com um processo semi automatizado ou com uma conversa. Mas neste momento é quando você transforma um interessado num potencial cliente.
- Monetization – O último passo da máquina de vendas. É quando o cliente já passou por todo seu fluxo e você faz uma oferta de venda. Quando ele chega nesse ponto, já está pronto pra comprar.
Como você pode ver, você precisa de um método válido e que funcione. Essa máquina de vendas não vai se formar sozinha, mas você consegue construí-la de um jeito simples, leve e com o seu estilo.