Se tem uma coisa que eu aprendi em todos esses anos trabalhando com arquitetos, designers, engenheiros, profissionais liberais e pequenos empresários no geral é que o portfólio é uma ferramenta muito importante, mas que poucas pessoas sabem construir da maneira certa.
Se você tem um portfólio, seja ele físico ou digital, é bem provável que você ele nunca tenha trazido clientes de verdade pro seu trabalho. Ele pode até chamar a atenção, ser bonito e ganhar muitos elogios, mas dificilmente é fator decisivo na contratação dos seus serviços.
Por isso, neste artigo, eu quero lhe mostrar como montar um portfólio que vende. Eu quero lhe mostrar que a apresentação do seu serviço não pode ser solta e descolada, mas mais uma ponta a ser amarrada na sua estrutura de marketing e vendas.
O que é um portfólio profissional?
Uma das primeiras dúvidas que surgem é justamente o que é um portfólio? E a primeira coisa que você deve saber é que ele não é um currículo.
Enquanto um currículo mostra as suas experiências profissionais e conhecimento teórico, a ideia de um portfólio é mostrar o seu trabalho na prática. A proposta é apresentar aquilo que você pode fazer pelo seu cliente. Uma espécie de dossiê do seu trabalho, demonstrando seu cuidado e responsabilidade com aquilo que entrega pro cliente.
5 pilares de um portfólio perfeito
Existem muitas maneiras de criar um portfólio perfeito, mas esses 5 pilares são essenciais pra você construir a apresentação dos seus trabalhos da maneira mais chamativas e atrativas pro seu cliente.
#1 Entenda seu objetivo
Qual o seu foco com esse dossiê de trabalhos? Entenda quais são as pessoas que você quer impactar e qual efeito quer gerar com a apresentação do seu portfólio. Isso vai definir todas as suas escolhas pra montar sua apresentação de serviços.
Imagine que você é um arquiteto que deseja trabalhar com casas na praia. Não faz sentido projetos de prédios no seu portfólio, mesmo que sejam os prédios mais bonitos do mundo.
#2 Seus melhores trabalhos
Escolha apenas os melhores trabalhos. E quando falo de melhores, não estou falando daqueles que você mais gosta ou que são mais grandiosos, mas aqueles que, aos olhos dos seus clientes, são muito mais atrativos.
Não pense tanto em qualidade nas questões técnicas, mas nos valores que são explícitos. Se o seu público deseja luxo, por exemplo, é mais importante mostrar referências luxuosas do que as mais bem realizadas no quesito técnico.
#3 Você e sua equipe
Não apresente só o seu trabalho, mas também toda a equipe que é responsável. As pessoas gostam de saber quem está por trás dos trabalhos e qual sua relação com a execução de projetos. Conte sua história e de alguns colaboradores pra trazer um pouco mais de humanidade pro seu portfólio.
O storytelling é importante. Mostre como você chegou nesse trabalho, qual a sua história e como você pode impactar a vida dos seus clientes.
#4 Visualização e leitura fácil
A maioria dos seus clientes é leiga e não entende nada sobre o seu trabalho. Apresente o seu portfólio do jeito mais simples possível. Não use termos técnicos, aposte em descrições simples e claras sobre o trabalho realizado.
#5 Aposte no simples
Se tem uma coisa que o seu portfólio precisa ser é simples. Quanto mais simples e compreensível ele for, maiores são as chances dele realmente vender o seu trabalho. Se você quiser inventar muitas coisas, pode poluir o material e tirar o foco do que realmente importa.
Esse é um ponto onde muitos profissionais se perdem. Eles querem enfeitar tanto que acabam prejudicando a apresentação do trabalho. Sempre olhe pro portfólio pensando “o que posso tirar daqui que não vai fazer falta?”.
A armadilha do portfólio criativo
Nos últimos anos, surgiu a tendência dos portfólios criativos. São alternativas muito legais para designers, redatores, publicitários etc. que estão buscando um emprego, mas eles podem não ser tão interessante assim para profissionais liberais.
Lembra que o primeiro pilar de um portfólio que realmente vende é saber o seu objetivo? Esses profissionais estão focados em chamar atenção de agências e outros profissionais do setor. Por isso, eles apostam em layouts e formas de apresentação muito diferentes.
Se você está tentando impactar o cliente final, que é o caso de profissionais liberais e pequenos empresários, é importante pensar que isso talvez não seja um fator decisivo para o seu cliente e que, muitas vezes, ele pode se confundir com a sua forma de apresentar o trabalho. E é justamente aqui que entram os pilares 4 e 5: facilidade e simplicidade.
Uma dica bônus pra vender de verdade
Se você quer fazer uma venda, você precisa fazer uma chamada pra ação. Não adianta só apresentar o seu trabalho e ficar esperando que o cliente contrate os seus serviços.
Você precisa literalmente chamar ele pra fazer algo. Pode ser te mandar uma mensagem, ligar, preencher um formulário ou qualquer outra coisa. Mas você precisa que o seu cliente faça alguma ação pra entrar em contato com você.
Caso contrário, o seu portfólio é só uma vitrine de loja pela qual as pessoas estão passando na frente, mas não encontram nenhuma porta de entrada.
O seu portfólio pode ser o mais perfeito do mundo, mas ele não vai vender se não tiver uma chamada explícita pro cliente entrar em contato.