É bem possível que você já tenha pesquisado muitas dicas de como vender no Instagram, mas nunca tenha conquistado o resultado que esperava. Você talvez já tenha tentado de tudo, investido muito em cursos e estudado horas a fio, mas isso não trouxe um resultado direto pro seu negócio. E sabe por que isso acontece? Porque vender serviços no Instagram é diferente de vender produtos.
A maioria das dicas que a gente encontra pela internet é focada em venda de produtos, físicos ou digitais. Nesse artigo, o meu objetivo é mostrar quais são as principais estratégias que você precisa usar pra finalmente vender serviços no Instagram.
Por que é diferente vender serviços no Instagram?
Uma das principais diferenças entre vender os produtos e serviços pelo Instagram é que os produtos são tangíveis. Eles podem ser vistos / tocados pelo cliente. Mesmo quando a gente fala sobre produtos digitais, é possível apresentar aquilo que o cliente vai receber.
Agora, quando a gente tá falando sobre serviços, a gente tá vendendo algo que o cliente não consegue testar, provar ou, até mesmo, visualizar. Por isso, você precisa de um pouco mais de atenção em cada detalhe da sua estratégia.
Dicas pra vender no Instagram
#1 Saiba com quem você fala
Essa é a principal regra de qualquer estratégia de vendas. Você precisa saber com quem tá falando. É essencial entender quem é seu público, o que as pessoas que te seguem gostam e quais seus gostos.
Todos os próximos passos sempre serão dados com o objetivo de impactar essas pessoas. Ou seja, não faz sentido tentar vender pra todos. Você precisa focar nesse público com quem tá falando.
#2 Use uma conta comercial
Se você ainda usa um perfil pessoa, você precisa urgentemente acessar as configurações da sua conta no Instagram e mudar para uma conta comercial. Isso é essencial pra obter todas as vantagens de ser uma empresa trabalhando dentro do Instagram.
Uma das vantagens mais conhecidas é que contas comerciais podem fazer anúncios pra impactar mais pessoas, mas, além disso, você também tem estatísticas de curtidas, comentários, alcance e muito mais pra conhecer melhor o seu público.
#3 Use todos os recursos
Vender serviços no Instagram é uma tarefa bem mais simples quando você usa todos os recursos. Isso porque cada uma das ferramentas tem uma funcionalidade. Foto, carrossel, IGTV, story, reels. Usar todas essas possibilidades ajuda a aproveitar melhor todas as funções e entregas do Instagram.
Mas, presta atenção, isso não significa que você tem que fazer tudo. Você tem que fazer só aquilo que faz sentido pra você. Se pra você não faz sentido gravar vídeos, por exemplo, você não precisa gravar vídeos pro IGTV.
#4 Sempre produza conteúdo
Aqui tá o erro de maior parte das pessoas que tentam vender serviço no Instagram. Elas produzem pouco conteúdo e fazem muitas publicações de vendas. Você precisa aumentar as publicações em que ensina algo ou desperta emoções no seu cliente.
Logo no começo do artigo, eu disse que uma das principais diferenças é que os serviços são intangíveis. Por isso, você precisa trazer algo além da venda. É preciso despertar outras sensações que façam seu cliente querer comprar de você.
#5 Faça menos ofertas
Não adianta nada fazer ofertas de vendas o tempo todo no Instagram. Você gosta de ver um monte de gente vendendo no seu feed? É bem provável que não. Então, entenda que o Instagram é uma rede de relacionamentos. Faça menos ofertas e se relacione mais com as pessoas.
Isso não significa que não é mais pra fazer ofertas, mas que você precisa reduzir. Porque, quando você começar a engajar mais, cada nova oferta será vista pelo seu cliente como única. E isso aumentará muito as suas chances de vender.