As grandes oportunidades estão sempre ao nosso redor. Aproveitá-las, no entanto, requer olhar além do óbvio, estar atento aos sinais e, muitas vezes, ter coragem de arriscar.
No mercado de arquitetura, isso não é diferente. No meio de uma crise que afeta a economia de forma geral, é preciso saber identificar as oportunidades para conquistar novos clientes e fechar projetos.
Muitos profissionais da área, no entanto, ainda enfrentam dificuldades em relação a isso. Segundo uma pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em 2018, 46,2% dos arquitetos e urbanistas brasileiros não conseguiram fechar nenhum projeto no ano anterior.
Diante desse cenário, como conquistar clientes e fechar projetos no mercado de arquitetura?
A primeira dica é: busque inovação. Isso significa estar sempre atento às novidades do mercado, analisando as tendências e buscando soluções criativas para os desafios apresentados pelos clientes.
Além disso, é importante ter um bom portfólio para mostrar o seu trabalho. E, quando for apresentá-lo, não se esqueça de enfatizar os resultados alcançados para o cliente, destacando como o seu projeto atendeu às suas necessidades.
Outra dica essencial é: estabeleça uma boa relação com os clientes. Isso significa ouvir atentamente o que eles têm a dizer, compreender as suas necessidades e, a partir daí, apresentar soluções que realmente atendam às suas expectativas.
Além disso, é importante manter um bom canal de comunicação, seja para tirar dúvidas, esclarecer pontos do projeto ou apresentar novidades.
Para conquistar e manter um bom relacionamento com os clientes, também é importante ter um bom atendimento. Isso significa estar disponível para conversar, tirar dúvidas e esclarecer pontos, além de ser pontual e cumprir os prazos estabelecidos.
Uma outra dica importante é: trabalhe a sua marca. Isso significa investir em ações de marketing que valorizem o seu trabalho e o posicionem de forma positiva no mercado.
Uma boa forma de fazer isso é criar um site para apresentar o seu trabalho, além de utilizar as redes sociais para mostrar o dia a dia da sua empresa e os projetos que estão sendo desenvolvidos.
Para conquistar clientes e fechar projetos no mercado de arquitetura, também é importante manter um bom networking. Isso significa fazer parte de associações, participar de eventos e, principalmente, manter um bom relacionamento com os colegas de profissão.
É importante lembrar, no entanto, que o mercado de arquitetura é competitivo e, para conquistar clientes e fechar projetos, é preciso estar sempre atento às oportunidades e buscando soluções criativas para os desafios apresentados.