Domine o Copywriting e Comece a Vender com Sucesso: Descubra as Melhores Estratégias para Empreendimentos Digitais!
Ao atualizar seu site, é fundamental prestar atenção no conteúdo escrito. Por mais importante e esteticamente agradável que as imagens sejam para seu site, é a partir do texto e das chamadas à ação que você conseguirá engajar de verdade os seus visitantes e convertê-los em clientes. É aí que o copywriting entra.
O copywriting pode melhorar a taxa de conversão de seu site de maneira simples e efetiva. Entretanto, muitos empreendedores não têm tempo ou conhecimento para elaborar uma cópia que venda. Na verdade, o copywriting é um hábil equilíbrio entre a ciência e a arte; conhecimento funcional + alma criativa, compondo um texto muito bem estruturado, agradável de olhar e que, ao mesmo tempo, leve o cliente a fazer uma ação.
Se você está procurando informações e estratégias para criar uma cópia de alta conversão para seus empreendimentos digitais, este artigo tem tudo que você precisa saber para começar. Aqui, você vai entender quais são as principais etapas para escrever uma cópia irresistível, em que medida a linguagem usada pode afetar o comportamento dos usuários e quais são as melhores práticas de copywriting que você deve seguir.
O que é Copywriting?
Copywriting é a técnica de escrita direcionada a um objetivo. Ao contrário dos métodos tradicionais de escrever, o copywriting tem o objetivo de promover uma marca, serviço ou produto usando artigos, cartas, e-mails, anúncios e conteúdo de site.
O copywriting é baseado em princípios estratégicos para influenciar o leitor a tomar uma determinada ação. Ou seja, é necessário um planejamento para compor um texto que não só informa o leitor sobre a oferta, mas o influencia a agir, ou seja, atraia a intenção, usando estratégias específicas, assim como custos, benefícios, recomendações de especialistas, histórias, etc.
Principais Etapas de Copywriting
Para escrever uma cópia efetiva para seu site, você deve seguir as seguintes etapas:
1. Compreenda seu leitor
Para poder criar uma cópia que funcione, é importante compreender o seu público. É essencial identificar características como idade, escolaridade, gênero, interesses, nacionalidade, nível de conhecimento do assunto, hábitos de consumo, posição na indústria, expectativas e medos. Por isso, estude a audiência para saber como abordar e direcionar sua cópia de acordo com as suas necessidades e preferências.
2. Estabeleça suas metas
Defina qual é a meta principal do seu texto. O que você espera que o usuário faça depois de ler o seu conteúdo? Você deseja que ele:
– Compre um determinado produto?
– Cadastre seu e-mail?
– Faça download de algum material?
– Entre em contato com a sua empresa?
Você deve compreender como os seus usuários interagem com o seu conteúdo e estabeleça metas reais, explícitas e mensuráveis.
3. Utilize linguagem persuasiva
A linguagem é uma ferramenta incrivelmente poderosa para influenciar e persuadir o leitor. Se você usar o tom errado ou palavras inadequadas para o seu público, você tem grandes chances de não obter a resposta desejada. Portanto, procure usar sempre verbos de ação e palavras que se aproximem a personalidade do seu público.
4. Faça todas as etapas do processo de leitura
O processo de leitura envolve etapas específicas que os leitores seguem. Por isso, sua cópia é responsável por guiá-los até a conclusão desejada. As quatro etapas são: atenção, compreensão, intenção e credibilidade. Cada uma destas etapas deve ser abordada e direcionada para persuadir o leitor a passar para a seguinte.
Estilo de Escrita para Copywriting
Algumas práticas de copywriting podem ajudá-lo a obter os melhores resultados para a sua cópia. Você deve:
1. Seja conciso, direto e objetivo
Ao usar o copywriting, menos é mais. Não é necessário usar frases grandes ou palavras complicadas só para soar erudito. Seja claro, direto e objetivo. Evite usar parágrafos muito longos porque isso pode complicar a leitura e deixar o seu cliente desinteressado. Divida todo o conteúdo em tópicos curtos e mensagens diretas.
2. Use o teste F-O-R-D
O teste F-O-R-D leva em conta as características individuais de cada um de seus clientes, ajudando você a compor uma cópia adequada para cada leitor. As quatro palavras são: Familiaridade, Oportunidade, Relação e Diferenciação. Utilize estas palavras como guia para compor as suas mensagens direcionadas a cada leitor, dando-lhes um sentido de familiaridade, mostrando-lhes a oportunidade, estabelecendo uma relação e destacando-se de todos os seus concorrentes.
3. Escreva a partir de “Você”
Ao escrever, extrapole o uso do seu próprio “eu” e falar diretamente com o leitor. Preocupe-se mais com a experiência dele do que com a sua. Quando você usa a palavra “você” ou fala diretamente com o leitor, cria empatia e conexão. Use o “você” para transmitir mensagens tanto no geral, quanto no particular.
4. Inclua Calls to Action
Chamadas à ação são pequenas e simples instruções destinadas a orientar os leitores a tomar ações específicas. Dedique um trecho de seu texto para inserir uma chamada à ação que seja direta, fácil de entender e relacionada às metas definidas no início. Por exemplo: “Clique aqui e saiba mais”, “Compre agora mesmo!”, “Cadastre-se agora!”, etc.
Copywriting como Ferramenta de Vendas
Copywriting é uma excelente ferramenta de vendas. Ao se comprometer com escrever cópia eficaz e relevante para o seu público-alvo, você pode aprimorar o desempenho e resultados do site, aumentando seus lucros.
O processo de copywriting pode ser reunido em três partes:
1. Análise
A etapa de análise envolve estudar seu público, estabelecer suas metas, pesquisar seus concorrentes e compreender quais são os problemas enfrentados pelo seu cliente. Esta etapa é essencial para entender qual é a mensagem que você irá transmitir ao seu público.
2. Definir
A etapa de definição envolve a escolha da linguagem e do tom que você vai usar para compor o seu conteúdo. Essas escolhas dependem muito do seu público e da personalidade da empresa. O tom de voz que você vai usar deve refletir o que a empresa oferece e a identidade que você deseja que ela reflita.
3. Implementação
A etapa de implementação é, possivelmente, a mais importante. É aqui que você usa todas as estratégias que aprendeu na fase de definição para preparar o conteúdo, usando as palavras certas, a sintaxe certa e as chamadas para ação certas.
Conclusão
Se você é um empreendedor digital, é importante que você compreenda e aplique os principais princípios do copywriting em seus empreendimentos digitais. O copywriting não é apenas sobre vender; é sobre se destacar dos seus concorrentes e dar aos seus leitores a experiência de que precisam.
Então, utilize todas as estratégias de copywriting que você aprendeu neste artigo para começar a captar mais clientes para seu negócio digital. Mas se por algum motivo você ainda está com dúvidas sobre como usar o copywriting para promover seu empreendimento digital, entre em contato comigo. Com toda certeza posso te ajudar nessa empreitada!