Hamilton Salem

Estratégia de Marketing: Como encontrar a melhor pro seu negócio?

1 email por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais…
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.

Ter uma estratégia de marketing digital é mais do que fundamental. Mas é importante ter a estratégia correta para o seu negócio. Não adianta só olhar aquilo que os gurus estão lhe ensinando. Você precisa entender a realidade do seu negócio.

Ao mesmo tempo, você precisa ter uma estratégia. Se você não tem, você vai deixar suas oportunidades passarem. Talvez seja até pior. Talvez você entregue essas oportunidades direto no colo dos seus concorrentes.

Na busca por soluções digitais, muitos empreendedores caem em estratégias de marketing que não funcionam para o seu negócio. São soluções que funcionam em contextos específicos, que talvez não seja o seu. E o meu objetivo com esse artigo é lhe mostrar como entender as estratégias que funcionam pra você.

Qual estratégia de marketing funciona para o seu negócio?

Há alguns anos, eu comecei uma consultoria de marketing com um negócio local aqui da minha cidade. Era um empresário muito ligado nos cursos de marketing. Uma pessoa que conhecia todos os gurus e já tinha feito vários cursos.

Logo na primeira reunião, ele expôs todas as estratégias que já conhecia e que tinha aprendido. Ele já tinha usado quase todas no seu negócio. A minha pergunta foi: qual dessas estratégias de marketing funcionou?

Foram poucas as estratégias que realmente tinham funcionado na realidade dele. Ou seja, todas as outras eram inúteis para aquele negócio.

Os 3 pilares para uma estratégia funcionar

Mas, se você não quer sair por aí gastando rios de dinheiro pra testar todas as estratégias de marketing em seu negócio, eu quero lhe mostrar quais são os três pilares para uma estratégia funcionar.

Toda vez que alguém lhe ensinar uma dica ou um novo caminho pra você trilhar no seu marketing, avalie esses três pilares.

Recursos

Recurso é tudo aquilo que é preciso pra você seguir aquela estratégia. Vamos supor que parte da estratégia seja fazer live todas as semanas. Você tem uma internet que garante a qualidade da sua live? Você tem um computador que aguente processar uma live? Se você não tem os recursos disponíveis, essa estratégia não é para você.

Habilidades

As habilidades são os conhecimentos técnicos pra implementar aquela estratégia. Escrever artigos num blog, por exemplo. Para fazer isso, você precisa ter habilidade de escrita. Assim como para gravar vídeos, você precisa ter habilidade com a câmera e para palestrar você precisa ter habilidade de oratória. Você pode aprender habilidades novas, mas será que você realmente precisa de tudo isso?

Conhecimento

O conhecimento é tudo aquilo que você sabe sobre o que está vendendo. Muitas vezes, o seu conhecimento é completamente diferente de outra pessoa que está usando uma estratégia de marketing, mesmo que vocês estejam inseridos num mesmo nicho de mercado.

As estratégias de marketing não podem ser cansativas

Recursos, habilidades e conhecimento são importantes porque nos ajudam a buscar estratégias que estejam alinhadas com o nosso negócio, mas também com aquilo que queremos para as nossas vidas.

É comum que alguns empreendedores tentem se adaptar a uma estratégia, mas isso não deveria ser normal. Esse é o caminho mais rápido pra que uma estratégia se torne cansativa e não lhe permita tirar o melhor proveito e resultado.

A melhor estratégia de marketing surge com fluidez. Ela funciona naturalmente dentro da sua estrutura de trabalho. Quando você precisa forçar para que ela encaixe, é porque essa não é a estratégia certa para você.

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim informativo semanal para receber 1 e-mail por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais.
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.
Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
Hamilton Salem

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim informativo semanal para receber 1 e-mail por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais.
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.
©2024 Hamilton Salem. Direitos Reservados.

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim semanal para receber 1 e-mail por semana sobre vendas online, marketing e lifestyle.
Apenas 1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.