A Fórmula de Lançamento chegou no Brasil há alguns anos e, desde então, levanta muitas discussões calorosas. Os amantes a defendem com unhas e dentes. Na contrapartida, algumas pessoas vem com todas as críticas do mundo.
Quando eu comecei no marketing digital, eu usava muito esse modelo de vendas nos meus projetos e pude aprender muitas coisas. Entendi o que funciona, o que não funciona e como roda toda essa estrutura.
Por isso, o meu objetivo com esse artigo não é glorificar ou demonizar a fórmula, mas mostrar como essa estratégia funciona e quais são os mitos e verdades em torno dela.
O que é fórmula de lançamento?
A Fórmula de Lançamento é, como o próprio nome diz, uma fórmula para vender um produto ou serviço num curto período de tempo com muito volume de vendas. Ela foi trazida para o Brasil pelo Erico Rocha, mas foi criada nos Estados Unidos por Jeff Walker.
Eu tive contato com esse modelo logo no começo, mas não me despertou o interesse. Pensei que não fosse pra mim. Alguns anos depois, quando chegou ao Brasil, eu comecei a olhar um pouco mais. Até porque ela surgiu por aqui com a promessa de fazer um ano de faturamento em apenas uma semana. Muito tentador.
E as promessas também existem na origem. A capa do livro do Jeff Walker, por exemplo, traz a frase:
“A fórmula secreta dos milionários da internet pra vender quase tudo online, construir um negócio que você ama e viver a vida dos seus sonhos”
Essas promessas são tão altas porque a fórmula se baseia muito em usar gatilhos mentais, principalmente de escassez, e é capaz de fazer um grande barulho no seu mercado. O objetivo é sempre fazer o cliente se envolver emocionalmente com você para só depois fazer uma oferta.
Como usar a fórmula de lançamento
A fórmula de lançamento se baseia numa estrutura muito simples. A ideia é construir uma espécie de funil de consciência expressa e fazer o seu cliente ser atraído, se interessar, ter desejo e comprar num curto período de tempo.
A primeira parte é construir uma proposta não muito específica, mas que chame a atenção do seu cliente, para conquistar alguma forma de contato, normalmente um e-mail. E você alimenta ele com um conteúdo pré-lançamento.
Durante o lançamento, você faz uma sequência de lives ou aulas ao vivo em que passa um conteúdo de graça pro seu possível cliente para, no último dia, fazer uma oferta que tenha um curto prazo de validade.
Você vai construir audiência, autoridade, e abrir o carrinho em apenas uma semana!.
Afinal, a Fórmula de Lançamento funciona?
Essa é uma pergunta complexa, mas vou tentar responder do jeito mais simples possível. A Fórmula de Lançamento funciona principalmente para o que ela foi criada: produtos digitais. Pode ser adaptada para outros mercados, mas esse não é o seu objetivo.
Essa não é uma estratégia que funciona em todos os negócios e você precisa ter consciência disso. Por isso, o objetivo deste artigo é lhe contar os mitos e verdades que falam sobre o tão sonhado 6 em 7.
O retorno não chega tão rápido
A promessa de faturar seis dígitos em sete dias é muito tentadora, mas vamos lembrar de uma coisa: faturamento não é lucro. E, muitas vezes, para você atingir essa meta, você precisa investir muito. Eu já vi pessoas investindo R$80 mil para faturar R$100 mil, por exemplo.
Então, sempre suspeite quando ouvir alguém contando uma história de uma pessoa que saiu do zero e faturou seis dígitos no seu primeiro lançamento. Isso é uma jornada, não um atalho.
Eu já conheci, sim, pessoas que conseguiram bater esses números no seu primeiro lançamento, mas quase todos foram através de uma demanda reprimida do mercado. E esses negócios não se sustentam no longo prazo. A maioria que eu conheci quebrou.
Você precisa de três coisas
Quase tudo em torno dessa técnica de vendas está nas promessas. E é justamente aqui que surgem muitos críticos. Eles sabem que as promessas podem ser reais, mas também sabem que existe uma parte que não é dita.
Falam muito pouco sobre o que você precisa ter e fazer para conquistar o tão sonhado 6 em 7. Não é porque uma pessoa fez que todo mundo pode fazer. Lembre-se sempre que a exceção é o exemplo do burro!
E as três coisas que você precisa pra fazer um lançamento que traga ótimos resultados é:
- Habilidades – Saber como gravar vídeos, ter uma boa escrita, conseguir construir uma oferta.
- Recursos – Ter dinheiro pra investir em anuncio, uma boa internet para fazer lives, as ferramentas necessárias etc.
- Conhecimentos – Ser um especialista no assunto que você deseja vender para o seu público.
Apesar disso, você não precisa ser um expert nisso tudo. Você pode adaptar pra sua realidade. Você não é muito bom em gravar vídeos, por exemplo, por que não colocar as pessoas num grupo de Whatsapp que você enviará áudios diários? Uma espécie de podcast.
Você precisa entender quais são essas três coisas e trazê-las para a sua realidade.
Não é tão simples quanto você pensa
Eu conheci muitas pessoas que compraram o curso pela simplicidade e ficaram maravilhadas, mas descobriram que não era tão simples assim.São pessoas que se iludiram com as promessas de que é fácil se você simplesmente seguir a fórmula, mas você precisa ter na cabeça que não é tão simples assim;
E como essas pessoas se iludiram com essa promessa, pense que você também pode iludir seu público se errar na mão. Então, fica a dica: muito cuidado com as promessas que você coloca na sua oferta pra não gerar essa frustração nos seus clientes.
É preciso ter muito controle emocional
Quando eu trabalhava basicamente com Fórmula de Lançamento, eu engordei muito, passava mal, ficava estressado com muita frequência. E olha que sou um cara muito calmo. O meu nervoso era tanto que cheguei a vomitar minutos antes de começar a venda do meu segundo lançamento.
Hoje estou mais calejado e preparado emocionalmente, mas esse tipo de situação acontece porque você fica semeando, trabalhando, colocando dinheiro e com uma dúvida enorme se aquilo vai trazer algum retorno. Eu tinha colocado toda minha reserva financeira naquele lançamento. E passei muito mal com essa possibilidade.
3 mitos sobre lançamentos
A Fórmula de Lançamento muda sua vida
Você vai ouvir muitas pessoas falando que o 6 em 7 muda vidas, mas isso é uma mentira. E vou fazer uma conta muito simples pra te explicar.
Imagina que eu investi R$50 mil no meu lançamento e faturei R$150 mil. Eu tenho de “lucro” R$100 mil. Mas, pra aumentar as vendas, muita gente dá um evento ao vivo como bônus e isso custa mais uns R$30 mil. Agora, me sobram R$70 mil que devem sustentar minha família, meu negócio e ainda ser a base do próximo lançamento.
Ele pode te levar pra um novo patamar, mas não transforma vidas!
Lançamento é pra qualquer um
Como eu disse antes, tive momentos muito ruins quando focava muito em lançamentos. E por isso eu digo que não é pra qualquer um. Essa é uma das mentiras mais famosas. É apenas pra quem está disposto a pagar o preço.
Quando você cresce, você vira refém de algumas coisas. Eu vejo muitas pessoas que são refém da audiência, por exemplo, mesmo com milhões na conta. Porque se passarem um dia sem postar story, eles já veem todo esforço indo pelo ralo.
Poucas pessoas estão dispostas a fazer o que precisa ser feito pra ter um 6 em 7.
É só seguir a fórmula
Vão te dizer muitas vezes que tudo que você precisa fazer é seguir a fórmula, mas não é verdade. Existem muitas coisas que não são ditas e você precisa correr atrás. Essa proatividade é, inclusive, uma característica muito necessária se você sonha com o 6 em 7.
Se fosse necessário só seguir a fórmula, todos os alunos teriam conquistado ótimos resultados. E esse número não deve chegar a 10%.
3 verdades sobre lançamentos
A maioria não vai te apoiar
Eu comecei a trabalhar no digital quando eu fui demitido e era recém-casado. Essa foi a primeira verdade que eu descobri. Quem me via trabalhando no computador o dia todo não conseguia entender. Achava que eu estava brincando.
Por exemplo, minha mãe trabalhou a vida toda num banco. Ela não entendia que eu estava trabalhando ali no meu computador. Minha mãe não me apoiava na tentativa de me proteger porque buscava minha segurança.
Fazer 6 em 7 vicia
Quando você faz seis dígitos, você quer fazer múltiplos seis dígitos. Quando você faz isso, você quer os sete dígitos. Essa é uma sensação viciante porque é uma meta ousada. E bater uma meta tão ousada assim nos deixa muito animados.
Você não vai querer bater as metas pelos troféus que você coloca na prateleira, mas porque você quer sempre mais. Você quer evoluir. Quer chegar aos 10 milhões em uma semana. Sempre vendo o próximo número a ser batido.
Mas grandes poderes trazem grandes responsabilidades. Cuidado com essa obsessão para não te levar ao fracasso.
Você precisa de um mentor
Essa foi a verdade que eu mais demorei pra entender. Ter um consultor te ajuda a fugir de todas essas ciladas que eu passei. Se eu tivesse pago alguém lá no começo pra me acompanhar, eu teria evitado muito esforço e economizado muito dinheiro.
Depois de todo esse aprendizado, eu fui muito procurado para salvar lançamentos que estavam fracassando. Quando tudo saia do controle, me chamavam pra colocar nos trilhos.
Hoje eu tenho mentorias pra quem deseja lançar produtos digitais, mas sempre entendendo as necessidades e recursos de cada um pra quem não tenha que passar por tantos erros e descobrir os mitos na marra.