Se você trabalha com arquitetura, urbanismo ou decoração, você precisa usar as as redes sociais. E mais importante ainda é o Instagram para arquitetos. Essa é uma rede completamente visual e uma das mais utilizadas no Brasil. Importantíssima para todos os profissionais da área.
São muitos oportunidades no Instagram para arquitetos. Desde a construção de autoridade às vendas, passando por parcerias, conquista de público e muitos outros potenciais. É um volume muito alto de pessoas que pode ter contato direto com seu trabalho na arquitetura, mas que você ainda tá desperdiçando.
Por isso, nesse artigo, eu decidi gravar um manual completo de Instagram para arquitetos. Uma sequência de passos que vai ajudar a potencializar sua carreira usando as redes sociais.
Vamos às dicas de Instagram para arquitetos?
#1 Escolha um público com quem falar
Essa é uma das primeiras atitudes que você precisa ter pra conseguir um bom marketing no Instagram. Definir seu público, saber com quem você está falando, é ideal para que você defina todos os próximos passos.
Quando você escolhe o seu público, você começa a se identificar mais com essas pessoas. Você começa usar a mesma linguagem, os mesmos termos e conversar de uma maneira que o seu público se identifica com você.
#2 Fale sobre um tema específico
Arquitetura é um tema muito amplo e pode fazer o seu público dispersar no meio de tudo que você tem pra falar. Além disso, você corre risco de produzir conteúdo pra outros arquitetos, ao invés de focar nos clientes.
Busque um nicho de mercado e mantenha uma linha editorial pra falar sobre aquele assunto específico. Pode ser a especialização num tipo de imóvel específico, num determinado modelo de projeto ou até mesmo num serviço. Quando você cria o nicho, as pessoas sabem o que encontrarão no seu perfil.
#3 Mostre mais da sua rotina
Essa é uma dica de Instagram para arquitetos importantíssima, mas que poucas pessoas usam. A sua rotina profissional pode mostrar muita coisa interessante para o seu público.
Apesar de todo mundo saber por cima o que é um arquiteto, elas não sabem o que você faz na prática. Quando você mostra um pouco dos bastidores da sua profissão, você consegue criar um engajamento com o público e despertar interesse no seu trabalho.
#4 Use todos os recursos do Insta
O Instagram é uma ferramenta muito poderosa e com muitas funções diferentes. E cada uma delas atrai um tipo de pessoa diferente dentro do seu nicho e público-alvo. Não tenha medo de usar fotos, vídeos, story, reels etc.
Além disso, um único conteúdo é capaz de gerar publicações em cada um desses formatos. Use e abuse de todos os recursos.
E uma dica importante de Instagram para arquitetos: todas as vezes que o Instagram lançar um novo recurso ou formato de publicações, você precisa usar esse recurso. Isso porque ele potencializa o alcance das novas ferramentas e você precisa aproveitar isso.
#5 Tenha um planejamento de conteúdo
O conteúdo do Instagram não pode ser feito de improviso ou apenas por fazer. Você precisa criar uma estrutura de conteúdo pra que o seu perfil seja sempre atualizado e mantenha seu público engajado com as suas publicações.
E não se preocupe com estruturas complexas. Você pode fazer algo simples que sirva com uma linha guia que te ajude a manter um conteúdo dentro do planejado. Por isso que a definição do público-alvo e a construção de uma nicho de mercado são essenciais.
#6 Mantenha uma frequência de posts
É mais importante fazer uma publicação a cada dois dias sempre do que fazer 30 posts numa semana e passar três meses sem publicar nada. A frequência é importante tanto para o Instagram, quanto para o seu público.
O ideal é que você consiga fazer publicações todos os dias, mas, caso isso seja muito complexo dentro da sua rotina, estabeleça um cronograma para publicações dentro da sua capacidade. O importante é manter a frequência.
#7 Não deixe de interagir com seguidores
O erro de muitos arquitetos é não entender que as redes sociais são ferramentas de interação. Eles fazem muitas publicações, seguem todas as dicas que eu listei aqui, mas esquecem da importância de responder e interagir com o público.
Nunca deixe seus seguidores sem respostas e sempre tente engajar nos stories. As redes sociais são ferramentas criadas para interações humanas e quanto mais você interagir, melhor será a recepção do conteúdo.