O que é funil de vendas e como fazer um?

1 email por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais…
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.

Muito se fala sobre funil de vendas com a popularização do marketing digital, mas poucas pessoas sabem o que é isso, como funciona e, principalmente, como construir um funil de vendas na sua empresa. O meu objetivo com esse artigo é lhe ensinar tudo que você precisa saber sobre um funil de vendas.

Antes de tudo, você precisa entender o que é isso. E por mais que você encontre muitas explicações complexas e extremamente detalhadas, é importante entender que um funil não é nada mais do que um fluxo que conduz as pessoas de uma rede social até que ela se torne num cliente.

Os funis sempre existiram. As grandes empresas sempre tiveram fluxos de como atrair pessoas completamente desconhecidas, passar por um processo de engajamento e transformar em clientes, mas a novidade é que os meios digitais deixaram essa estratégia muito mais acessível a negócios de todos os tamanhos.

De profissionais liberais trabalhando sozinhos às multinacionais.O objetivo é sempre o mesmo: transformar curiosos em clientes.

A estrutura básica de um funil

A primeira parte de se trabalhar com um funil de vendas é construir o que eu chamo de Structure. Essa é uma estrutura básica para que você possa construir uma máquina de vendas usando qualquer plataforma.

Quando você consegue construir essa parte, a estrutura básica do seu funil, com qualidade, você consegue construir todo o restante com muito mais facilidade. E o Structure depende de três pontos.

#1 Mensagem de Alto Impacto

O objetivo do funil é transformar curiosos em clientes. Então, você precisa saber como despertar essa curiosidade. Você precisa ter uma mensagem de alto impacto que chame a atenção do seu público.

O principal meio de fazer isso é encontrando o problema perfeito que você resolve pro seu cliente. Por mais que você acredite que o seu trabalho possa resolver muitos problemas, encontre um único problema perfeito que consiga resumir tudo isso e atrair muitas pessoas.

Encontrar o problema perfeito é ideal para que as pessoas saibam o que você faz na vida delas. Além disso, permite que elas te recomendem com mais facilidade porque conhecem outras pessoas que passam pelos mesmos problemas.

#2 Mecanismo Único de Vendas

Quando você chama a atenção do seu público, você precisa apresentar para ele como você é capaz de resolver o seu problema. E o melhor jeito de fazer isso é através do Mecanismo Único de Vendas.

Para te explicar melhor, eu vou usar o meu exemplo. Eu ajudo empreendedores e profissionais liberais a venderem pela internet. Para isso, eu uso uma metodologia própria chamada Método SALEM. Uma metodologia que eu mesmo criei.

Existem muitos consultores e especialistas vendendo soluções de vendas e marketing digital, mas só eu tenho Método SALEM. Esse é o meu mecanismo único de vendas. Eu chamo atenção de potenciais clientes e apresento para eles uma solução única, que apenas eu posso oferecer. Ninguém mais tem o Método SALEM.

#3 Proposta de Alta Conversão

Após esse potencial cliente conhecer o seu Mecanismo Único de Vendas, você precisa dar um próximo passo e fazer uma Proposta de Alta Conversão.

Essa proposta não é apenas ter um preço baixo. A Proposta de Alta Conversão precisa apresentar muitas vantagens e resolver um problema perfeito. Isso vai fazer com que seu cliente ache qualquer preço barato.

Sendo bem sincero, um preço baixo pode até prejudicar uma Proposta de Alta Conversão porque o cliente vai achar barato demais para ser verdade.

Como construir um funil de vendas

Até agora, eu te mostrei o que chamo de Strcuture dentro de um modelo de vendas, mas lembra que o funil de vendas é um fluxo que conduz curiosos até a compra? Agora, você precisa entender como montar essa estrutura de um jeito que faça sentido.

O próximo passo para isso é o que chamo de Automation. Você precisa automatizar sua Mensagem de Alto Impacto para que ela sempre chegue em pessoas novas e atraia clientes para seu trabalho. Isso pode ser com anúncios, redes sociais, YouTube etc. O importante é que você não fique preso em produzir conteúdos todos os dias, mas realmente possa ter um processo automatizado ou semi automatizado.

Mas esses espaços de curiosidade são espaços também de muitos ruídos. Por isso, no seu Automation, você precisa tirar as pessoas das redes sociais e levar para o que eu chamo de Ambiente de Controle.

Ou seja, você precisa captar uma forma de contato dessa pessoa, pode ser e-mail, WhatsApp etc. para continuar em contato com esse potencial cliente e seguir para o próximo passo, que é o que chamo de Engagement.

Durante o Engagement é quando você utiliza o seu Mecanismo Único de Vendas para educar o seu público. Você não estará apenas ensinando como resolver um problema, mas estará ensinando dentro do seu método. Essa pessoa receberá um material seu ensinando como resolver um problema específico.

Após isso, entra a última fase do funil de vendas que é o Monetization. Aqui é onde você apresenta a sua Proposta de Alta Conversão apenas para as pessoas que já estão altamente engajadas com seu trabalho.

Seguindo esse modelo, você vai pegar os curiosos das redes sociais e transformá-los em interessados no seu trabalho.

Funil de vendas com o Método SALEM

Preste atenção no que eu te ensinei até agora. Cada uma das etapas do processo de criação do funil de vendas tem um nome específico:

  • Structure
  • Automation
  • Leads
  • Engagement
  • Monetization

Ou seja, esse é o Método SALEM. Eu acabei de lhe mostrar como construir um funil usando o meu Mecanismo Único de Vendas. Exatamente o que estou lhe ensinando a fazer desde o começo deste artigo.

E se você quiser aprender como fazer um funil de vendas de maneira ainda mais aprofundada, eu criei uma aula gratuita especial que vai lhe ajudar a implementar o Método SALEM no seu negócio e conquistar até 10 clientes nos próximos 45 dias.

Clique aqui e assista essa aula gratuita agora mesmo!

Eu não sei por quanto tempo essa aula estará disponível. Espero do fundo do coração que ainda esteja no ar enquanto você lê este e-mail.

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim informativo semanal para receber 1 e-mail por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais.
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.
Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
Hamilton Salem

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim informativo semanal para receber 1 e-mail por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais.
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.
©2024 Hamilton Salem. Direitos Reservados.

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim semanal para receber 1 e-mail por semana sobre vendas online, marketing e lifestyle.
Apenas 1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.