Infelizmente, o mercado tá cheio de arquiteto biruleibe. Uma onda de arquitetos que estão tomando o mundo sempre reclamando dos clientes, do mercado e de tudo que está acontecendo no universo da arquitetura.
Esse arquiteto é até um problema pra quem está trabalhando sério. E é bem provável que você conheça muitos profissionais com esse perfil. Talvez, você mesmo esteja repetindo esse padrão de comportamento e destruindo a sua carreira.
Por isso, no artigo de hoje, eu quero lhe explicar o que é um arquiteto biruleibe e como você pode superar isso pra se destacar entre os outros profissionais.
O arquiteto biruleibe sempre reclama do mercado
Uma das principais características do arquiteto biruleibe é que ele sempre tá reclamando das condições do mercado. Ele diz que está sendo desvalorizado, que ninguém prioriza o trabalho de arquitetura e, principalmente, diz que o mercado está prostituído.
Esse tipo de profissional não consegue entender que ele é um dos problemas do mercado. Porque se você está reclamando da louca corrida de ratos dos preços baixos, é bem provável que você também esteja participando desta corrida. Os arquitetos que não fazem parte dessa competição por preços baixos não são atrapalhados por esse amadorismo do mercado.
Um Arquiteto de Elite sabe que não precisa esperar grandes mudanças no mercado pra começar a vender e viver bem de arquitetura. Ele sabe que só pode mudar aquilo que tem responsabilidade, então, puxa a bronca pra si mesmo e age pra não ser mais um profissional reclamando.
Ele também não sabe fazer o marketing
Outro ponto importante do arquiteto biruleibe é que ele acredita que seu público precisa chegar pronto pra compra. Ele acha que a arquitetura já é motivo o suficiente pros clientes te contratarem. Eu sei todo o valor da arquitetura, você também sabe, mas o seu cliente não sabe. E o arquiteto biruleibe não consegue entender isso.
O marketing não faz parte dos estudos de um arquiteto biruleibe. Ele passa muitos anos estudando arquitetura, urbanismo e decoração, mas esquece de importância de estudar marketing, vendas etc.
Enquanto isso, o arquiteto de elite sabe que precisa trazer todas as outras áreas pra dentro do seu negócio. Ele traz os estudos de marketing, vendas, gestão e tudo mais. Esses conhecimentos que farão ele vender mais arquitetura.
Não entrega mais do que o cliente contrata
Se tem uma coisa muito comum em todo arquiteto biruleibe é repetir aquela clássica frase “não sou pago pra isso”, mas pensa bem: quanto mais você entrega para o cliente, mais feliz ele fica com você. E não tô falando de deixar o cliente deitar e rolar, mas de estratégia.
O biruleibe é contratado pra fazer o serviço e entrega única e exclusivamente o que foi contratado. Muitas vezes, mal dá conta de entregar aquilo que o cliente esperava dele.
Enquanto isso, o Arquiteto de elite vai na contramão. Ele sempre planeja entregar algo a mais que vai deixar o cliente feliz. Ele se esforça pra gerar uma sensação agradável no cliente durante a entrega do serviço.
Você é um arquiteto de elite ou mais um biruleibe
Nesse artigo, eu te mostrei algumas diferenças muito importantes entre o arquiteto biruleibe e o Arquiteto de Elite. O mercado está dividido entre esses dois profissionais, mas, infelizmente, os biruleibes ainda são a maioria.
E se você se identificou com algum desses itens, não se preocupe. Isso não quer dizer que você também é um biruleibe. Agora, se você se identifica com todos, você é um biruleibe, sim.
E eu não estou lhe falando isso pra dizer que você está fadado ao fracasso, mas pra mostrar quais são os erros e padrões que você está repetindo e que vão lhe deixar nesse lugar. Sabendo disso, só depende de você trabalhar pra se tornar um Arquiteto de Elite. Ou você quer continuar sendo um biruleibe pra sempre?