Cobrar caro ou cobrar barato dá o mesmo trabalho pra vender projetos de Arquitetura.
Se isto é verdade (e é), porque você tem medo de cobrar caro pelos seus serviços?
Aproximadamente 80% dos Arquitetos com quem converso diariamente está profundamente insatisfeito com os preços que cobra de seus clientes.
Mesmo assim, a maior parte deles tem medo de fazer algo para chegar a um preço que considere justo.
Cobrar barato? Jamais!
Cobrar barato traz vários problemas para a sua carreira.
Primeiro que cobrar barato pode desvalorizar completamente o serviço, por melhor qualidade que ele tenha.
Como eu já disse algumas vezes, o Arquiteto barato pode entregar o melhor serviço do mundo, mas ele nunca será lembrado como aquele que chegou à perfeição, ele será sempre o que cobrou o preço mais barato.
Além disso, quando você cobra muito barato é difícil reorganizar a tabela de preços futuramente, seja por aumento de despesa, valorização do serviço ou qualquer outro motivo.
O cliente acredita que estará pagando mais caro por exatamente o mesmo serviço que antes.
Não importa quão mais experiente você esteja e como sua bagagem profissional cresceu, essa será a mentalidade do cliente que se sentirá lesado.
E esse é um grande problema para qualquer Arquiteto empreendedor.
Seu concorrente vende mais barato? Ótimo!
Sim, eu sei que existem diversos profissionais que cobram mais barato. Isso é bom para você!
Basta seguir o que digo neste vídeo:
Medo de cobrar caro? Esqueça isso…
Outro ponto curioso sobre o medo de Arquitetos em cobrar pelos seus serviços está em que muitos profissionais se contentam com a mediocridade – entenda aqui como estar na média.
Os clientes que pagam mais caro costumam ser mais exigentes e isso traz diversos fatores importantes, mas assusta alguns profissionais.
Esse cliente que deseja pagar mais pelos Arquitetos entende a importância de seu trabalho, valorizará cada uma de suas ações e muito provavelmente te oferecerá todo o suporte que precisa para entregar um trabalho com a maior qualidade possível.
Isso te fará querer crescer sempre mais.
Uma de suas metas será sempre superar as expectativas dos clientes, ou seja, ser cada vez melhor. Porém, assusta alguns profissionais por exigir maior excelência de trabalho.
Por isso, a maioria dos Arquitetos prefere os preços tabelados da profissão para se manter na média e acaba acontecendo isso:
Como cobrar caro e vender mais?
Acredito que, se você está lendo isso, é porque não se contenta com a média.
Então busque evoluir também no preço porque o preço um pouco mais alto faz parte do caminho para excelência.
Cobrando mais por um determinado trabalho, você pode dedicar mais tempo a ele e realizar serviços cada vez melhores.
Eu sempre digo que é melhor ter um cliente que te pague R$15 mil em um mês pra que você possa dedicar a produzir um excelente trabalho a ele em tempo integral do que 5 que te tragam R$3 mil cada e você deva fazer um trabalho medíocre – na média – para todos eles.
Aumentar o preço é corajoso e pode ser até mesmo um desafio profissional, pois os clientes esperarão mais e você precisará ser cada vez melhor.
Aumentar os preços não significa cobrar uma fortuna por um serviço apenas por cobrar.
Você deve encontrar o preço que acha justo para você.
Aquele preço que paga suas contas e oferece o padrão de vida que almeja.
Lembre-se sempre que você passou anos estudando, continua se renovado, investe em estudos, cursos, treinamentos e tudo isso para atingir um patamar elevado.
Você precisa cobrar por isso.
Você sabe muito bem que seu papel como Arquiteto não é apenas fazer “deseinhos”, o potencial da Arquitetura é incrível e você precisa mostrar isso para seu cliente, da construção de valor em sua carreira à precificação dos serviços.
Formar preços justos e aprender técnicas de negociação te ajudará a sempre cobrar preços justos para você e para seu cliente e o primeiro passo para isso tudo é perder o medo de formar seus preços, perder o medo de cobrar caro dos seus clientes.