Hamilton Salem

Storytelling: Como construir uma história que vende!

1 email por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais…
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.

Você sabia que é possível vender qualquer coisa na internet? Qualquer coisa mesmo. Sem exagero nenhum. Pode ser um produto seu, um serviço ou até mesmo o produto de outra pessoa. Tem gente vendendo até merda em lata. E tudo que precisa pra isso é desenvolver um bom storytelling.

Eu aprendi isso cometendo muitos erros no começo da minha carreira no marketing digital. Mas esses erros foram essenciais pra que eu pudesse aprender tudo que sei hoje.

Depois de ter sucesso com alguns lançamentos, eu entendi que aquele modelo não era pra mim. Não era saudável. Nem pra mim e nem pros meus negócios. Existia uma carga emocional muito grande em todo o processo.

Quando eu entendi isso, eu comecei a desenvolver o meu próprio modelo de vendas que pudesse ser adaptado pra realidade de qualquer negócio. E uma das bases deste meu modelo de vendas é contar boas histórias. Se você quiser conhecer mais sobre esse modelo, clica aqui pra entender o método SALEM.

O storytelling é essencial porque é a forma que nos conectamos com o outro!

Storytelling, mas o que é isso?

Storytelling é a arte de contar histórias para transmitir uma ideia, vender um produto ou convencer alguém. É uma maneira de se conectar com seu público.

A humanidade evoluiu por milênios através da comunicação. Somos seres sociais e adoramos ouvir uma boa história. Seja sentado em volta da fogueira ou assistindo um vídeo no Youtube.

Contar histórias é o caminho mais rápido para se conectar com alguém. Se você deseja prender a atenção de uma pessoa, basta contar uma história. Por isso que o storytelling é tão importante no marketing digital.

As redes sociais são uma constante briga por atenção. E quem tem a melhor história ganha essa briga. Mas não entenda a melhor história como a com maior número de reviravoltas e tramas. A melhor história é, simplesmente, aquela que conversa com o seu público.

Uma boa história é aquela que traz o ouvinte pro centro da narrativa e faz ele se colocar naquele lugar ou se identificar com você. E isso é muito poderoso pra você aumentar as suas vendas..

O storytelling é uma forma de se vender antes de vender os seus produtos!

Como criar uma história convincente

No podcast acima, eu tenho um exemplo de uma história minha que muitos dos meus clientes podem se identificar. Escute que eu tenho certeza que você, ou alguém que você conhece, vai se enxergar nessa situação que eu passei.

E se você quer construir uma história extremamente convincente para o seu público, você pode seguir essa estrutura abaixo:

  • Conte como você chegou até o momento em que você se encontra hoje;
  • Em que lugar você estava antes disso acontecer? Como estava a sua vida?
  • Como começou a sua jornada? O que aconteceu pra que você começasse essa história?
  • Apresente todos os seus desejos e vontades. Conte aquilo que você buscava no início da sua jornada.
  • Não esqueça de contar também os seus medos. Afinal de contas, todos temos incertezas. O seu cliente precisa saber que você também as tinha;
  • Quais foram os desafios que você encontrou no meio do caminho? Quais as barreiras que precisam ser ultrapassadas?
  • Quais as experiências e aprendizados que você recebeu no caminho?
  • Após tudo isso, qual o grande conflito que você enfrentou? Mesmo com essa experiência, qual o maior conflito da sua história?
  • Como você superou esse conflito e qual foi a sua recompensa por isso?

É claro que existem milhões de maneiras de se contar uma história, da jornada do herói a todas as técnicas de copywrite, passando pela jornada da heroína. Mas é importante que, se você estiver fazendo storytelling para vender, que apresente todos esses pontos pro seu público.

O objetivo é sempre fazer com que ele se identifique com a sua jornada, ou com a jornada do seu personagem, e enxergue uma solução pros seus problemas naquilo que você está oferecendo.

Por isso que eu digo: faça o storytelling pensando no seu público. Nunca faça pensando em você.

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim informativo semanal para receber 1 e-mail por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais.
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.
Hamilton Salem
Hamilton Salem é um consultor perito em marketing digital e vendas online, com uma vasta experiência no campo.

Formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo (USP), começou sua carreira full time no mercado digital em 2011.

Desde então, trabalhou diretamente com mais de 3.000 negócios, auxiliando-os a alcançar resultados excepcionais.

Hamilton é conhecido por suas parcerias e colaborações com alguns dos maiores nomes do mercado digital, incluindo Wendell Carvalho, Pedro Superti, Victor Damásio, Ivan Quirino, Rafa Cappai, Henrique Teixeira, entre outros.

Sua experiência inclui cursos, treinamentos, formações, mentoria, consultoria e palestras que impactaram diretamente a trajetória de muitos profissionais e negócios.

Além de sua carreira no marketing digital, Hamilton é apaixonado por sua família e qualidade de vida.

Hamilton Salem é uma autoridade no campo do marketing digital e oferece consultoria personalizada para negócios que buscam impulsionar suas estratégias online e alcançar o próximo nível de sucesso.
Hamilton Salem

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim informativo semanal para receber 1 e-mail por semana sobre branding, construção de público, marketing e muito mais.
1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.
©2024 Hamilton Salem. Direitos Reservados.

Newsletter

Inscreva-se no meu boletim semanal para receber 1 e-mail por semana sobre vendas online, marketing e lifestyle.
Apenas 1 e-mail por semana. Cancele a inscrição a qualquer momento.