Você está insatisfeito com o tipo de cliente que você está recebendo no seu negócio? Já pensou que eles, talvez, sejam mais parecidos com você do que você gostaria? Nesse artigo de hoje, eu quero falar um pouco mais sobre isso.
Eu decidi escrever esse artigo porque, recentemente, eu estava conversando com um empreendedor e ele me falou que só atrai clientes que querem barganhar. Ele estava muito insatisfeito porque as pessoas que compravam seu trabalho sempre queriam pagar muito mais barato do que ele cobrava.
Se você não sabe, no Método SALEM, tem uma aplicação de formulário pra quem quiser conversar comigo. E quando eu olhei a aplicação desse empreendedor, eu vi que ele já tinha feito uma proposta colocando preço no meu serviço. Ele já estava barganhando meu preço antes de me conhecer.
O tipo de cliente que você atrai
Tem um ditado muito famoso que fala que os opostos se atraem, mas a verdade é que os semelhantes se atraem. Você já ouviu falar em rapport? Esse é um termo da PNL que pode ser traduzido como “espelhamento”. Uma palavra pra falar sobre o fenômeno de nos sentirmos profundamente atraídos por pessoas em quem nos enxergamos.
Então, se você tem atraído um tipo de cliente que você não está satisfeito, é bem provável que você esteja atraindo pessoas que repetem padrões muito parecidos com o seu.
Eu não sei se você já leu o livro Segredos da Mente Milionária, mas foi um livro que me ajudou muito e tem um exercício que coloquei em prática e abriu a minha mente para essa ideia. Ele manda ir ao restaurante mais caro da sua cidade, comer, beber, se divertir e pronto.
Eu sei que muita gente vai dizer que é um absurdo pagar R$400 num jantar, mas está sendo preparado por um cara que estudou anos, num ambiente diferenciado e com uma qualidade acima da média. Algo realmente espetacular.
Agora, se você quiser comer muito pagando apenas R$10, você também tem essa opção. Uma comida bem simples, com poucas opções, mas muita quantidade. Existe mercado para os dois, mas você precisa aprender a valorizar as duas experiências.
Entenda o tipo de cliente que você é
Antes de identificar quem é o seu cliente ideal, que é aquele básico que todo mundo fala sobre persona, avatar, público-alvo etc., a primeira coisa que você tem que pensar é que tipo de pessoa compraria de você.
Pensa bem. Se você quer começar a atrair um público AAA, você precisa agir como, consumir como, frequentar os lugares e conhecer pessoas do público AAA. As pessoas vão se identificar com você e comprar de você.
Lembra aquele cliente que eu falei no começo do artigo, eu falei isso tudo pra ele e ele entendeu. Muitos não entenderiam e ficariam nervosos, mas ele parou para avaliar suas atitudes. Percebeu que ele não comprava nada sem barganhar.
Ele estava atraindo exatamente o tipo de cliente que ele era. Por isso que muita gente se perde fazendo uma exposição grande nas redes sociais. Eles ouvem de vários gurus que é preciso fazer story, live todo dia etc. E no fim das contas, encontram clientes que só estão buscando exposição.
Não basta só criar conteúdo e estar presente nas redes sociais. Você precisa saber exatamente que tipo de cliente você quer. A pessoa que você é é exatamente o tipo de cliente que você vai atrair.