Você quer começar a trabalhar com marketing para Arquitetura, mas está perdido sem saber o que fazer? Eu decidi produzir esse manual completo que vai lhe ensinar quais são os princípios básicos que você deve aplicar, apresentar os principais meios de trabalho e como você pode começar a vender seu trabalho.
Mas, antes de seguirmos, eu preciso falar uma coisa muito importante. Você não precisa se tornar um profissional de marketing pra que seu trabalho conquiste visibilidade. Você pode aprender o básico pra fazer o seu negócio de Arquitetura rodar e, quando necessário, contar com a ajuda de um profissional qualificado.
Por isso, nesse artigo, eu não quero ficar lhe ensinando sobre aspectos técnicos e falar sobre programas e técnicas que você precisa aprender. Eu quero apresentar as diferentes possibilidades e mostrar como cada uma delas terá um papel dentro do seu negócio.
Os princípios básicos para começar
Um dos maiores erros de quem começa a fazer marketing para Arquitetura é pular os princípios básicos do marketing. E esse é um erro que vai te fazer jogar muito dinheiro no lixo e desperdiçar tempo útil do seu trabalho.
Todas as suas estratégias e ideias para vender devem partir de um lugar. E esse lugar está nos princípios básicos do marketing. Esses princípios são a escolha do nicho de mercado, criação do público-alvo e definição do seu propósito.
Esse é o momento de olhar pra dentro da sua carreira de Arquiteto e entender como você está posicionado hoje no mercado e como deseja estar daqui alguns anos.
Mas, sem enrolação, vamos colocar a mão na massa?
Escolha do nicho de mercado
Escolher um nicho de mercado é uma etapa crucial pra todos que vão trabalhar com marketing para Arquitetos. É impossível se divulgar se você não sabe qual é a segmentação do seu trabalho.
Quando você define um nicho de mercado, você está determinando uma fatia com a qual gostaria de trabalhar. A Arquitetura é uma área muito ampla e que traz uma infinidade de possibilidades de trabalho. Isso pode parecer bom, mas prejudica suas estratégias.
Pense assim: quando você faz tudo, você faz marketing sobre tudo. E o cliente que acessa as suas redes sociais não consegue entender muito bem qual é o seu trabalho na prática. Quando você escolhe um nicho de mercado, você passa a atuar dentro daquela área e é visto como um especialista por todos que te conhecem.
Algumas dicas pra definir qual o seu nicho de mercado:
- Liste tudo que você gosta de fazer
- Descubra o que tem demanda no mercado
- Saiba quais são as tendências na Arquitetura
- Estude outros profissionais da área
Vamos supor que você descubra que é apaixonado por desenhar jardins em espaços pequenos e que têm pessoas dispostas a pagar por isso, afinal, plantas são tendências cada vez mais fortes na decoração. Você pode definir seu nicho como a criação de jardins em sacadas.
Esse é um exemplo pra ilustrar o que é um nicho de mercado na Arquitetura, mas você precisa ter em mente que, quanto mais fechado for o seu nicho, mais as pessoas que estão dispostas a pagar pelo serviço se identificarão com você.
Criação do público-alvo
Sabendo qual é o seu nicho de mercado, o próximo passo do marketing para Arquitetos é saber quem é seu público-alvo. E muitas pessoas se confundem nesses conceitos.
O nicho de mercado é a área que você vai atuar. O público-alvo é quem você atenderá.
Entender quem é o seu público-alvo é importante porque vai te ajudar a entender onde essas pessoas estão, como elas falam e, principalmente, entender quais são as suas reais necessidades.
Usando o exemplo do Arquiteto especialista em criar jardins para sacadas, quem seria o público-alvo dele? De cabeça, eu consigo pensar em duas personalidades completamente diferentes:
- Aposentados que sempre moraram em casa, mas que, nos últimos anos, se mudaram para apartamentos e sente falta do clima de ter um quintal em casa.
- Jovens solteiros que trabalham em áreas criativas, moram nos centros de grandes capitais e gostam de decoração boho ou botânica.
De acordo com o público-alvo que escolher, o marketing para Arquitetos vai seguir uma linha diferente. Seja na forma de falar ou nos locais que escolherá pra sua divulgação. Por isso que você não pode pular essas etapas estratégicas.
Algumas perguntas que vão te ajudar a definir seu público-alvo:
- Quem poderia se beneficiar do meu serviço?
- Quem está disposto a pagar por isso?
- Onde essas pessoas se informam?
- Quais são os problemas dessas pessoas?
Quanto mais perguntas você responder e mais informações sobre o público-alvo você tiver, mais eficiente serão as suas campanhas de marketing para Arquitetura.
Definição do seu propósito
Por último, mas não menos importante, você precisa definir qual é o propósito do seu negócio. E esse propósito será definido de acordo com aquilo que você estabeleceu no nicho de mercado e público-alvo.
O propósito de marca é aquele argumento definitivo que vai fazer o seu cliente se conectar com o seu trabalho. Aqui é onde você responde o que faz: por que você faz? Como isso impacta a vida das pessoas?
Eu sei que pode ser difícil definir isso num primeiro momento, mas é importante se atentar na necessidade do propósito. Com o passar do tempo, você entenderá como seu trabalho de Arquiteto impacta a vida dos seus clientes e conseguirá definir um propósito que esteja alinhado com sua essência profissional.
Marketing para Arquitetura nas redes sociais
Como eu disse logo no começo do artigo, o meu objetivo aqui não é ficar te ensinando sobre aspectos técnicas de cada rede social, mas mostrar como você pode usar cada uma delas no seu marketing para Arquitetura.
Por isso, agora, ou explicar como cada uma dessas plataformas pode te ajudar e qual a função de cada uma delas.
Lembrando que você não precisa usar todas essas redes. Só aquelas que fazem sentido pro seu nicho de mercado, público-alvo e propósito!
O Instagram é a principal rede social para Arquitetos hoje. Uma plataforma visual e que traz muitas possibilidades pra divulgar o seu trabalho. Mas não use só pra ficar publicando fotos. Ofereça conteúdo de qualidade pras pessoas que te seguem e que podem aprender mais sobre Arquitetura com você.
Apesar de muitas pessoas dizerem que o Facebook está morrendo, ela ainda é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo todo e com penetração em todas as classes sociais. Uma sacada muito interessante é participar de grupos de temas relacionados ao seu nicho de mercado pra fazer parte dessa comunidade e as pessoas te reconhecerem como uma autoridade.
Youtube
O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo, mas também é o segundo maior buscador do mundo. Perdendo só pro Google. Uma rede social muito importante pra você gravar tutoriais, dicas de DIY e se apresentar pro público de uma maneira diferente. Arquitetos que atuam no Youtube costumam vender muito.
Essa é uma rede social corporativa e que pode trazer um resultado bom pra alguns Arquitetos, mas que não é pra todos. O Linkedin é essencial pra quem presta serviços para empresas. Se o seu objetivo for o consumidor final, ela pode não ser tão interessante pra você.
Blog
O blog não tem a mesma audiência de anos atrás, mas ele ainda é uma fonte de autoridade muito importante. A ideia desse tipo de marketing é produzir conteúdo que resolve as dúvidas do público-alvo e ensine sobre o nicho de mercado que você está atuando. As pessoas encontrarão seu blog no Google e a tendência é que virem seus seguidores e, consequentemente, clientes.
Basicamente todos os fãs de Arquitetura e decoração estão no Pinterest. Arquitetos também precisam estar lá. Ele é uma mistura de rede social de fotos, com curadoria de conteúdo e buscador. Você pode fazer uma curadoria de referências e inspirações que vão te posicionar no mercado. Além disso, você também pode usar o Pinterest pra publicar as fotos do seu Instagram e levar mais pessoas pro seu perfil.
Lista de e-mails
Essa é uma estratégia um pouco mais aprofundada, mas que é interessante que você saiba que existe. O e-mail é sua informação mais preciosa na internet. Então, quando o cliente entrega o e-mail, ele está lhe dando um contato importante. A lista de e-mails é uma forma de manter contato com uma base de contatos a longo prazo. Quem assina sua lista de e-mails tem muito mais chances de contratar seus serviços.
O Whatsapp pode ser usado como uma simplificação das listas de e-mails, mas ele também é um canal de suporte e conexão com os seus clientes. Você pode usar pra atendimento, construir grupos de discussão ou listas de transmissão pra enviar conteúdo pro seu público.
Telegram
O Telegram é um aplicativo muito parecido com o Whatsapp, mas com algumas funções mais avançadas. Ele pode trazer algumas alternativas excelentes, só que você precisa saber se o seu público usa o app.
Anúncios
Os anúncios são o meio mais rápido de impulsionar o marketing para Arquitetura. Basicamente todas as redes que citei acima podem ser impulsionadas com uma boa estratégia de anúncio. Redes como Facebook, Instagram, Google, Linkedin e Pinterest possuem plataformas próprias pra você criar anúncios.
Marketing tradicional para Arquitetos
O marketing digital é uma forma mais simples, barata e direta de começar a vender seu trabalho, mas isso não significa que o marketing para Arquitetura precisa abrir mão dos métodos tradicionais. Sendo bem sincero, os Arquitetos com quem trabalho que mais conquistam resultados são aqueles que conseguem conciliar o marketing digital com o tradicional.
De novo: cada uma dessas estratégias funciona pra um nicho e público diferente. Você precisa identificar quais são interessantes pra você.
Anúncios
Anúncios em revistas, jornais, anuários etc. são uma das estratégias de marketing mais famosas nos meios tradicionais. O custo não costuma ser muito baixo, mas pode trazer muito resultado quando você trabalha com veículos de nicho ou tem um público-alvo mais aberto.
Assessoria de imprensa
Esse é um serviço de construção de autoridade. A assessoria de imprensa conseguirá entrevistas e participações em jornais, rádios, programas de TV e tudo mais que for relacionado à imprensa. Os profissionais que aparecem nesses meios são considerados especialistas.
Eventos
Arquitetos estão muito acostumados a frequentar eventos de Arquitetura e decoração. Ambiente excelente pra encontrar referências e se atualizar, mas não para vender. Uma boa estratégia de marketing para Arquitetura usa eventos do nicho de mercado pra palestrar e usar como visibilidade pro seu serviço.
Cartão de visitas
A estratégia mais utilizada do jeito errado. O cartão de visitas não é um panfleto. É um meio de contato. É importante que você tenha um cartão de visitas com uma chamada clara e direta pra algo que você oferece pro seu cliente.
Panfletagem
Panfletar indiscriminadamente pode ser jogar dinheiro fora, mas panfletar em porta de eventos do seu nicho de mercado ou em ambientes específicos que o seu público frequenta pode ser uma opção muito boa de marketing. E não esqueça de ter uma chamada muito poderosa pra despertar o interesse do público
O que você está esperando pra começar seu marketing pra Arquitetura?
Agora que você já aprendeu todas essas dicas de marketing para arquitetos, o que você está esperando pra colocar o seu plano em prática? Comece pelos princípios. Defina o nicho de mercado, público-alvo e propósito.
Só depois disso, você vai escolher cada uma das redes sociais e meios de divulgação. Não adianta querer consertar o avião no ar. Você precisa primeiro ter certeza que está tudo ajustado e, só então, começar. Eu sei que pode parecer um pouco cansativo à primeira vista,, mas isso vai te poupar muito tempo e dinheiro.
Vai lá e começa sua campanha de marketing para Arquitetura com o que aprendeu nesse manual!